ABCripto anuncia novo conselho e diretor-presidente; Mastercard se torna membro

Associação foi fundada em 2017.

Henrique Teixeira, líder global de desenvolvimento de negócios da Ripio, é o novo presidente do conselho da Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto). A instituição não tinha um conselho, que agora inclui também Edisio Neto, CEO do Zro Bank, como vice-presidente. Ambos fazem parte da nova diretoria da ABCripto.

A nova diretoria da ABCripto para este ano também terá Bernardo Srur, que era diretor, como diretor-presidente. Rodrigo Monteiro, que também já estava na associação atuando em relacionamento institucional, passa a diretor-executivo da área.

No mandato de 2022, a diretoria executiva incluía Renata Mancini Lopes, head de compliance da NovaDAX, como presidente, assim como Reinaldo Rabelo, CEO do Mercado Bitcoin, como vice-presidente Reinaldo Rabelo.

Associação tem cerca de 15 membros

Nos últimos meses a instituição recebeu novos membros e agora são cerca de 15 no total, incluindo a Mastercard e a Chainalysis. Algumas como Alter e EasyCrypto, já saíram. Fundada em 2017, a ABCripto chegou a ter perto de 50 membros, depois esvaziou, tendo apenas 4, e voltou a crescer com a entrada de empresas do ecossistema. Também tinha uma atuação além do que tem agora, com grupos de trabalho, índice do bitcoin no Brasil, certificação e eventos.

Henrique Teixeira vem do mercado financeiro e começou a olhar para criptomoedas quando estava na Swift e estudava concorrentes como a Ripple, para onde foi depois. Até que chegou à Ripio em setembro de 2021, como responsável pelo país. Ele já passou por outras instituições como American Express, HSBC e Citibank e parte de sua carreira foi no exterior.

A Ripio chegou a sair da associação em março de 2021, porque disse que discordava da denúncia da instituição a órgãos reguladores contra a Binance. A denúncia alegou que a empresa não tinha autorização para atuar como instituição financeira e de pagamentos no Brasil. Voltou em abril de 2022.

*Atualização às 13h10 com os nomes da nova diretoria, divulgados pela associação após publicação da reportagem do Blocknews.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *