Bitcoin sobe 6% em 40 minutos com decisão da Justiça dos EUA

Bitcoin sobe com decisão da Justiça nos EUA.

O preço do bitcoin (BTC) se moveu com força nesta terça-feira (29), com alta de 6% em apenas 40 minutos entre as 11h e 11h40 desta manhã, para a faixa de US$ 27.600. Essa alta se manteve durante todo o dia. O motivo do aumento foi a decisão de um tribunal nos Estados Unidos (EUA) de que a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) terá de rever a rejeição a um pedido da Grayscale. A gestora pediu para transformar seu fundo Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) em um fundo de índice spot de bitcoin negociado em bolsa (ETF).

As altacoins também tiveram alta. Ethereum, por exemplo, chegou a US$ 1.782. Além disso, as ações de empresas ligadas a criptoativos nos EUA, como Coinbase e MicroStrategy, subiram junto.

A decisão da Justiça também fez o GBTC subir 17%. Isso diminuiu o desconto sobre o valor líquido do patrimônio (NAV) de 25% para 17%, ou seja, a diferença entre o preço em que é negociado e o de seu patrimônio. Isso porque os traders apostam na conversão para ETF. Dessa forma, isso deve eliminar o desconto.

De acordo com a juíza Neomi Rao, a SEC aprovou recentemente dois fundos futuros de bitcoin em exchanges nacionais. Portanto, agora precisa tratar da mesma forma casos semelhantes. “Nós concordamos”, disse em sua decisão, sobre o argumento da Grayscale de que seu ETF é similar aos ETFs de futuros existentes na Bolsa de Nova York (NYSE).

BlackRock e Fidelity também aguardam

Há outros gestores de ativos esperando uma posição da SEC sobre um ETF spot de bitcoin, como BlackRock, Fidelity e Invesco. O mercado spot, ou à vista, é o de liquidação de contratos no curto prazo, de até dois dias. Portanto, para um produto com forte volatilidade como bitcoin, pode haver ganhos ou perdas durante o curto espaço de tempo da negociação.

Agora, a SEC tem 45 dias para apelar sobre o ETF spot de bitcoin De acordo com a agência de notícias Reuters, um porta-voz da Comissão afirmou que a instituição está analisando a decisão da Justiça para determinar seus próximos passos. A Grayscale afirmou que fará a mesma análise. A decisão é “um marco histórico para os investidores dos Estados Unidos”, afirmou o CEO da empresa, Michael Sonnenshein num comunicado.

Para Vinícius Bazan, analista de criptoativos da Empiricus Research, a notícia sobre a Grayscale era uma das mais aguardadas pelo mercado cripto. “Embora não signifique a conversão imediata do veículo de investimento, deve acelerar o processo para aprovação dos ETFs spot nos EUA. Gradativamente, a SEC vai ficando encurralada e sem argumentos válidos para negar tal produto financeiro”, completou.

Injeção de ânimo ETF spot de bitcoin

O mercado cripto recebeu uma injeção de otimismo, afirmou. Mas, também alertou para o fato de que no início de setembro terminam prazos para a SEC decidir sobre ETFs. “Continua sendo mais provável que ela peça o adiamento mais uma vez mas. No entanto, se torna uma questão de ‘quando’, e não ‘se’, os ETF spot serão aprovados”.

Para Luiz Parreira, fundador da Bipa, plataforma de negociação de bitcoin, “essa decisão reflete a crescente aceitação do bitcoin. Os ETFs se mostram como uma porta de entrada para investidores do mercado tradicional se aventurarem, mas nem tanto, no mercado de criptoativos. Apesar disso, é importante lembrar que os investidores que optarem por ETFs não terão a posse de seus ativos, apenas a exposição ao seu valor. O que tira deles oportunidade de usar o bitcoin como moeda”.

*Reportagem atualizada às 18h41.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *