Mercado de Criptomoedas por TradingView

Presidente da SEC pede, de novo, mais poder para regular criptomoedas

Fundador e CEO global da Bitso se mudou para o Brasil.
Criptomoedas: presidente da comissão de valores dos EUA quer mais poder para regular mercado do país por ver risco para investidores

Em mais um movimento que indica desconforto dos reguladores dos Estados Unidos (EUA) com criptomoedas, Gary Gensler, presidente da Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC), disse hoje (3) que o setor é parecido com o “Wild West” (Oeste Selvagem) e que há casos de fraudes, pirâmides e abusos”.

Portanto, ao dizer que falta proteção aos usuários, mais uma vez indicou que espera ter mais controle sobre esse mercado. E para isso, precisa que o Congresso lhe dê mais poderes para “supervisionar um vasto e em constante evolução mercado de criptomoedas”.

Suas declarações aconteceram duas semanas depois de um encontro dos reguladores dos EUA sobre moedas estáveis (stablecoins). Nessa reunião, a decisão foi a de o país trabalhar rapidamente num marco regulatório para essas criptos, segundo a secretária do Tesouro, Janet Yellen, que convocou o encontro. Além disso, o próprio Congresso americano está estudando e discutindo como o país deve lidar com os criptoativos.

Gensler é um estudioso de criptomoedas. Tanto que dava aulas de blockchain, criptos e tecnologias financeiras no Massachusetts Institute of Technology (MTI). Mas, isso não siginfica que gosta e por isso, aceita qualquer tipo de mercado. Essa não é a primeira vez que pede ao Congresso mais poder para regular o mercado de criptomoedas.

Além disso, já disse que há algumas regras relacionadas a ativos digitais que estão bem colocadas, por exemplo, as que decidem se uma cripto é uma security. Porém, afirma que há falhas que permitem atividades fora da regulação e é preciso mais proteção dos investidores, tem dito. Por outro lado, também já fez declarações em que defendeu a diferença entre criptomoedas e esquemas de pirâmide.

Suas declarações desta terça-feira aconteceram no Aspen Security Forum.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.