Metaprofissões e blockcarreiras: conheça as novas possibilidades em TI

Metaprofissões e blockcarreiras são funções promissoras num mercado que cresce e paga mais que a média, diz Mauricio Conti. WConnect.
Metaprofissões e blockcarreiras: conheça novas possibilidades na área de Tecnologia da Informação (TI) que surgem com blockchain e metaverso.

Olá, leitores do Blocknews, sou Mauricio Conti e esse é o primeiro artigo que assino como novo colunista deste portal. O ano de 2022 começou cheio de novidades. Que tal falarmos sobre metaprofissões e blockcarreiras?

Como estava dizendo, as novidades deste ano estão, na grande maioria, voltadas ao mercado de trabalho e a tecnologia da informação, ou seja, para os mais íntimos com o termo, simplesmente TI. No mercado de blockchain e tokens não-fungíveis (NFTs) não é diferente. Todos os dias criam-se demandas e consequentemente, a necessidade de novos especialistas no assunto.

De acordo com a Brasscom, a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, até 2025 devem surgir cerca de 800 mil novas vagas na área de TI e as novas profissões são bastante promissoras. Além disso, vale a ressalva de que esse setor costuma pagar pelo menos três vezes mais do que a média salarial do brasileiro em outros setores da economia.

Que tal conhecermos algumas dessas novas e promissoras funções: metaprofissões e blockcarreiras?

TI e as metaprofissões e blockcarreiras

Arquiteto de Sistemas Blockchain

Uma importante função dentre as carreiras em blockchain é o arquiteto do blockchain. Sim, ele pode ser um grupo ou uma pessoa, sobretudo com a capacidade de projetar a estrutura blockchain. E aí estamos falando daqueles que criam projetos e integrações, por exemplo. Em contrapartida, é função também do arquiteto de sistemas blockchain alertar quando a tecnologia não deve ser utilizada.

Segurança de metaverso

Entre as profissões em metaverso, totalmente atual, o segurança de metaverso tem a função de prever como as funcionalidades do metaverso serão usadas. Isso porque ele é o cara da segurança e deve conhecer todos os componentes críticos do sistema, além de evitar os temidos ataques cibernéticos e possíveis fraudes.

Construtor de 3D para metaverso

O que antes era definido exclusivamente por códigos, agora é preciso usar a imaginação para criar algo que ainda não conhecemos. E esse é justamente o caso do construtor de 3D para metaverso. Afinal, ele terá que contar com a possibilidade do uso de sensores, super câmeras, fones e óculos de realidade virtual para proporcionar a melhor experiência aos usuários.

Gestor de criptoativos é uma das nova profissões

Consultor Blockchain para Negócios

Esse é importante! Um consultor blockchain para negócios deverá ser capaz de entender todas as características e possibilidades de uso da solução para cada tipo de negócio, e assim, como gerar valor para determinado segmento ou vertical. Vamos falar a verdade: o consultor de blockchain para negócios certamente terá uma blockcarreira e tanto!

Gestor de Fundos Tokenizados/Criptoativos

É responsabilidade de um gestor de fundos tokenizados e criptoativos entender a legislação e gerir fundos de pequeno, médio e grande porte. Além disso, deverá ter habilidade com bolsa de valores/trading/funding. E o mais importante, gerir de maneira consciente os criptoativos de sua carteira.

E então, se interessou sobre o setor de TI, as metaprofissões e blockcarreiras? Eu espero que sim. Se achar interessante, comenta o artigo, pois podemos trazer outras metaprofissões nos próximos.

Se você chegou até aqui, muito obrigado!

Até logo. Nos encontramos nos próximos artigos!

*Mauricio Conti é Engenheiro de Computação, fundador do Simples ID, CPO wconnect, Conselheiro Administrativo, Profissional de tecnologia e Saúde Digital e influenciador digital nas áreas de Blockchain e NFT.

Compartilhe agora

3 comentários em “Metaprofissões e blockcarreiras: conheça as novas possibilidades em TI”

  1. Pingback: Meta-professions and block careers: discover new possibilities in IT | EmergingCrypto.io

  2. Damião Marques de Sousa

    Olá Maurício.
    Parabens pela matéria.
    Onde posso fazer cursos sobre ”Gestor de Fundos Tokenizados – criptoatovos.
    Att. D Marques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *