Porque os entusiastas do bitcoin estão equivocados sobre Donald Trump

No final de maio passado, a comunidade cripto foi tomada por um fervoroso entusiasmo após uma declaração do candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump. Durante um discurso dirigido ao Partido Libertário, Trump exaltou o bitcoin e prometeu defender o direito das pessoas de manterem suas próprias custódias, entre outras medidas.

Para entender melhor essa declaração, é fundamental considerar o contexto em que foi feita. Trump estava presente na convenção do Partido Libertário, que tinha como objetivo escolher qual candidato apoiar nas próximas eleições. Em um discurso claramente eleitoreiro, o ex-presidente buscou conquistar apoiadores do bitcoin, prometendo transformar os EUA em líder mundial desse mercado, defender o direito à autocustódia de bitcoin e libertar Ross Ulbricht, caso fosse eleito.

É importante lembrar das posições anteriores de Trump sobre o assunto, que estão documentadas em suas redes sociais e entrevistas passadas, contrárias ao bitcoin e às criptomoedas. Mas, mesmo com esses esforços pró-cripto, Trump foi vaiado durante seu discurso e o Partido Libertário optou por apoiar Chase Oliver como seu candidato.

Manipular opinião pública não combina com democracia

1. Trump Mente

   Trump não apenas mente. Ele é um mentiroso contumaz que utiliza a mentira como método de manipulação da opinião pública. Esse comportamento já deveria ser motivo suficiente para não se confiar em suas declarações.

2. Trump Não Valoriza a Democracia

  • Está claro que Trump não valoriza a democracia. Suas parcerias e elogios a ditadores e líderes autocráticos são bem documentados. Desde sua estreita colaboração com Vladimir Putin e Viktor Orban até elogios a Saddam Hussein, Kim Jong Un, e à repressão chinesa no Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989, Trump tem demonstrado sua admiração por regimes autoritários.
  • Recentemente, ele declarou que o presidente dos EUA deveria ter poderes ilimitados, sem responsabilidade futura. Essa visão antidemocrática e autoritária mostra sua falta de compromisso com os valores democráticos e de liberdade.
  • Confiar em Trump, que não respeita os princípios democráticos, não é uma escolha sensata para aqueles que buscam um ambiente propício para inovações tecnológicas, incluindo o bitcoin.

Democracia e Tecnologia

Um ambiente democrático é essencial para o desenvolvimento e a prosperidade de todas as tecnologias, incluindo o bitcoin. Em uma democracia, as decisões não são tomadas arbitrariamente por ditadores, mas através de debates, envolvimento da sociedade civil e associações. Esse processo é crucial para o surgimento de regulamentações equilibradas e justas.

Mesmo que haja descontentamento com o adversário de Trump, é evidente qual candidato promove um ambiente mais democrático e livre. Apostar em Trump representa um risco significativo de colapso democrático global, onde a liberdade estaria ameaçada para todos, independentemente de possuírem bitcoin ou buscarem refúgio em locais remotos.

Os entusiastas do bitcoin precisam reconsiderar seu apoio a Donald Trump. Suas declarações em prol do bitcoin não são suficientes para mascarar seu histórico de mentiras e desrespeito à democracia. A tecnologia floresce em ambientes democráticos, onde a liberdade e a inovação são protegidas e incentivadas por um processo justo e transparente.

*Thiago Padovan é co-fundador do Projeto Villa, que analisa e propõe projetos para potencializar o impacto da democracia nos ecossistemas de negócio, de inovação e da tecnologia.  Ele também co-fundou a Blockchain Academy, depois vendida ao Mercado Bitcoin.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *