Conheça as 8 startups que apostam no uso de blockchain

Mauricio Conti, engenheiro de computação e colunista do Blocknews.

Alguns movimentos bastante pontuais marcam eras tecnológicas. O blockchain, sem dúvida, é um deles. Depois de ouvir algumas pessoas do setor, resolvi fazer uma listagem sobre as startups que apostam no uso de blockchain.

Diga-se de passagem, e não por acaso, as startups estão apostando no uso de blockchain para associar protocolos de confiança e segurança, certificação e validação de transações ou conclusão, aos seus projetos.Isso sem falar das criptomoedas.

Mas e você, saberia listar as startups que utilizam tecnologias emergentes como o blockchain?

Apesar de bastante em alta, o termo blockchain ainda não é tão comum entre os brasileiros. Exceto para os mais interessados em tecnologia e inovação. A possibilidade de descentralização da informação oferecida pelo blockchain é o que o torna diferente das demais tecnologias e ao mesmo tempo, tão inovador.

Por esse motivo também, é facilmente encontrado em projetos de tecnologia que exigem um grau superior de segurança de informação e dados.  Vamos às startups.

Startups que usam blockchain

GoLedger 

A GoLedger tem considerável penetração em governos e passou a atuar também no universo corporativo, com produto promissor. A empresa está em fabrica soluções blockchain, tendo seis produtos com registro no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). O principal produto é o GoFabric, uma plataforma de orquestração de redes blockchains permissionados altamente premiado e credenciado como um Produto Estratégico de Defesa.

Para a GoLedger, a tecnologia blockchain oferece a solução tecnológica capaz de realizar um processo unificado com 100% de confiabilidade nas transações.

wconnect

A wconnect, além de líder nacional no mercado de big data analytics, é desenvolvedora de soluções que utilizam blockchain. A mais conhecida é a Simples Receita, que logo evoluiu para o Simples ID. A carteira de saúde digital reúne todo o histórico médico, hospitalar, clínico e laboratorial do paciente. Tudo isso com a segurança do blockchain e totalmente em conformidade com a LGPD. 

Eu participo do desenvolvimento da solução Simples ID, já que sou sócio da empresa.

Interchains 

A Interchains é uma empresa de consultoria que se dedica a conectar e transformar negócios através do uso de blockchain. A startup acredita na geração de novos modelos de negócios com o uso de blockchain e IoT em ambientes B2B e B2C. A Interchains, criada por Bernardo Madeira, tem conhecimento nas plataformas Ethereum, Hyperledger, Corda, Quorum e IOTA para implementações on-premise e na nuvem.

Multiledger 

A Multiledgers tem como premissa a interoperabilidade entre redes, por isso busca soluções e faz a gestão de TI das empresas. Dessa forma, conecta fornecedores de infraestrutura global de cloud aos clientes e busca as melhores relações custo x benefício. Como tudo se dá com o uso de blockchain, os clientes contam com transparência nos processos e facilmente são surpreendidos com redução de custos nos projetos, por exemplo. 

Solução para agronegócio

Harthor 

A Harthor se define como um blockchain escalável e fácil de usar para ativos digitais. Segundo definição da própria startup, oferece uma tecnologia que é a evolução natural do blockchain do bitcoin, alcançando mais de 200 transações por segundo (tps) sem coordenador central ou masternodes. 

Atualmente, a startup está criando um criptoativo para o agronegócio e, particularmente, acredito que tenha um potencial gigante para ESG.

Lavore Mio

A startup Lavore Mio, da qual sou investidor anjo, prevê o armazenamento de certificados de forma segura digitalmente, como uma carteira digital de educação. Com o apoio da tecnologia de blockchain, a Lavore Mio possibilita aos usuários que toda sua certificação, no que se refere aos diplomas, estejam armazenados na nuvem e sob a proteção do blockchain. 

Essa carteira de certificações em blockchain permite que uma pessoa tenha todos os certificados e diplomas registrados digitalmente e sob a segurança, o que evita qualquer tipo de fraude, principalmente no que se refere à emissão dos certificados. Particularmente, é muito bacana participar desta evolução onde todos são beneficiados, principalmente no que se refere ao combate de fraudes em certificados e diplomas.

Verificação de origem com blockchain

Safe Trace

A Safe Trace é uma empresa com foco na rastreabilidade da cadeia produtiva de alimentos, de forma que toda informação relacionada ao ecossistema envolvido na produção do alimento seja correto e transparente.

A plataforma Blockchain Safe Trace é bastante utilizada por empresas que querem garantir a procedência dos insumos utilizados na produção. O Carrefour, por exemplo, utiliza um selo de garantia de origem, o que significa que os fornecedores são socialmente responsáveis, economicamente e ambientalmente corretos. 

Blockchain Academy

A Blockchain Academy , da grupo 2TM, o mesmo do Mercado Bitcoin, é a primeira plataforma de ensino voltada para conhecimentos em criptoeconomia e blockchain. Se antes o conhecimento era centralizado, hoje é descentralizado e o blockchain está no centro de todo esse desenvolvimento. 

A startup acredita que o acesso ao conhecimento em blockchain e criptoeconomia geram grandes impactos econômicos e sociais. Por isso, tem como missão tornar a tecnologia mais acessível. 

Estas são as 8 startups que utilizam a tecnologia blockchain para fazer a diferença no nosso dia a dia. Vale lembrar que conversei com algumas pessoas do setor de tecnologia para elencar estas empresas. 

Espero que tenham gostado. Nos vemos nos próximos artigos.

Um abraço!

*Mauricio Conti é engenheiro de computação, fundador do Simples ID, CPO wconnect, conselheiro administrativo, profissional de tecnologia e Saúde Digital e influenciador digital nas áreas de Blockchain, web3 e NFT.

Outro artigo de Maurício Conti:

Metaprofissões e blockcarreiras: conheça as novas possibilidades em TI

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *