Blockchain como ferramenta para aprimorar políticas ESG

Taynaah Reis fala como medir resultados ESG são cruciais. Imagem: Moeda.

Ao longo dos últimos anos, a responsabilidade Ambiental, Social e de Governança (ESG, na sigla em inglês) tornou-se um imperativo fundamental para os negócios e está claro que veio para ficar. As empresas veem o ESG de muitas maneiras diferentes. Algumas como uma estratégia de negócios legítima, algumas como um movimento autorregulatório e algumas como uma nova forma de marketing.

Independentemente da motivação, está claro que resultados ESG positivos no nível de negócios terão um impacto extremamente benéfico em nossa sociedade. É fundamental garantir que as empresas possam medir o progresso de forma eficaz, precisa e confiável, pois isso as ajudará a demonstrar que atingiram seus objetivos. E isso ao mesmo tempo em que as responsabilizam pelo cumprimento dos ODS.

Ao comunicar as conquistas ESG, as empresas precisam de métricas quantitativas que verifiquem seu progresso e autentiquem o que estão dizendo. Simplesmente estabelecer metas para ESG corporativa é insuficiente. Isso porque a atividade é cada vez mais examinada por reguladores e consumidores mais e mais conscientes social e ambientalmente.

No entanto, é mais fácil falar do que fazer a introdução da rastreabilidade nas políticas ESG, pois geralmente envolvem cadeias de suprimentos complicadas em diferentes geografias. Diante desse desafio significativo, adotar a tecnologia é crucial para que as empresas provem que entregaram suas iniciativas.

Blockchain pode dar transparência a ESG

Transparência e confiança são os princípios fundadores do blockchain, que juntamente com sua imutabilidade e capacidade de representar digitalmente ativos que se movem ao longo de cadeias de valor e suprimentos, o torna a tecnologia de destaque para introduzir rastreabilidade em processos. Ao usar o blockchain para verificar a transparência de uma maneira que nenhuma outra tecnologia digital pode, as empresas melhorarão drasticamente suas credenciais de sustentabilidade, governança e prestação de contas.

Outra proposta de valor do blockchain é a descentralização. Assim, eliminam gatekeepers ou intermediários nas transações para reduzir custos e permitir que as partes realizem transações diretamente entre si. Isso se dá por meio de contratos inteligentes que facilitam que recursos com um “carimbo” ESG possam ser facilmente distribuídos, ampliando e democratizando o seu acesso.

Amadurecimento da tecnologia e da responsabilidade

No contexto do blockchain, as discussões de governança atualmente giram em torno de dois conjuntos de modelos: centralizado versus descentralizado e on-chain versus off-chain. O primeiro duelo é um paradoxo clássico do blockchain que questiona as estruturas de autoridade contemporâneas. A segunda se refere ao envolvimento humano e o grau em que o processo de tomada de decisão é automatizado.

Em muitas outras áreas, a rastreabilidade pode ajudar a medir o impacto ambiental e social de uma cadeia de valor, pois, em última análise, qualquer ativo que possa ser medido e rastreado pode fornecer evidências do alcance das metas ESG. O que abordamos aqui é apenas o começo de como o blockchain pode apoiar a sustentabilidade. Os dois estão cada vez mais vinculados e à medida que os requisitos ESG amadurecem, espero que vejamos mais aplicativos de blockchain, mais evidências do relacionamento potencialmente valioso entre os dois.

*Taynaah Reis é colunista do Blocknews. É CEO e co-fundadora da Moeda, fintech baseada em blockchain e com foco em impacto social positivo em comunidades.  

Outros artigos da colunista:

Vida digital após a morte com IA

Profissões do futuro com potencial para impactar indústrias inteiras

Como o metaverso pode beneficiar o meio-ambiente

De Clementina a Áurea, NFTs de mulheres que não deixam o samba morrer

Blocos que constroem pontes: blockchain no combate às desigualdades

O valor do propósito no posicionamento de empresas e marcas no metaverso

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *