A adoção de criptomoedas cresce na Ásia

Singapura. Imagem: Joshua.Ang, Unsplash.

Nos últimos anos, o mercado de criptomoedas cresceu rapidamente no continente asiático. De acordo com informações fornecidas pela Statista, espera-se que o mercado de criptomoedas na Ásia atinja um valor de US$ 8,2 bilhões, crescendo a uma taxa anual composta (CAGR) de 7,68% nos próximos 4 anos.

Da mesma forma, segundo o recente relatório de adoção global de criptomoedas da Chainalysis, países como Vietnã, Tailândia e Singapura estão liderando a adoção de criptomoedas na região do Sudeste Asiático (SEA).

No presente artigo, explorarei como está evoluindo a indústria cripto em termos de financiamento, os principais fatores por trás de seu crescimento e seus casos de uso mais habituais.

Aumento de Financiamento no Mercado de Cripto

Recentemente, a OCDE relatou que as economias globais devem crescer 3,1% este ano, mostrando uma ligeira melhoria em comparação com os anos anteriores.

Os mercados de criptomoedas seguiram a tendência macro positiva, mostrando um aumento no financiamento para projetos de cripto no primeiro trimestre do ano.

De acordo com informações fornecidas pela Galaxy, o financiamento de capital de risco em cripto atingiu 2,49 bilhões de dólares durante o primeiro trimestre do ano, mostrando uma tendência de alta de 32% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Diferentes eventos recentes impulsionaram o crescimento do mercado global de criptomoedas. Desde as aprovações de ETFs de cripto nos Estados Unidos e na Ásia até o recente Halving do Bitcoin.

Dados fornecidos pela Statista apoiaram a tendência de crescimento positivo do mercado de criptomoedas, indicando que o mercado de cripto continuará a crescer a uma taxa anual composta de 8,62%, projetando ganhos de 71,7 bilhões de dólares para 2028.

Principais fatores por trás do crescimento do mercado de cripto

Nos últimos anos, países como Vietnã, Tailândia e Singapura lideraram a adoção de criptomoedas na região do SEA. Existem vários fatores que estão impulsionando a adoção de criptomoedas na região, alguns dos principais fatores são:

Economias Inflacionárias

Alguns países da região do Sudeste Asiático, como Laos, entre outros, têm altos níveis de inflação, e as criptomoedas se posicionam como uma opção para combater altos níveis de inflação, permitindo que os consumidores mantenham sua capacidade econômica.

Claudio Cossio, fundador da Meta Pool, afirmou que na Ásia, a atividade de staking de tokens está nos estágios iniciais de adoção, onde é uma solução muito simples para acumular recompensas ao garantir protocolos de blockchain que usam consenso de proof-of-stake; Veremos um aumento massivo nos próximos 3 anos, com soluções de Layer 2 focadas na região do Sudeste Asiático.

Falta de Inclusão Financeira

Vários países da região do SEA têm altos níveis de pessoas sem banco ou que não têm acesso a algo tão simples quanto uma conta bancária, nesse sentido, as criptomoedas estão ajudando milhões de pessoas a acessar um novo mundo financeiro.

Regulamentações Amigáveis às Cripto

Muitos países da região do Sudeste Asiático têm regulamentações favoráveis às cripto, de uma abordagem tripla financeira, fiscal e econômica, que estão favorecendo o desenvolvimento do mercado de cripto. Exemplos claros podem ser os casos de Hong Kong e Singapura.

Podemos concluir entendendo que o mercado de criptomoedas na região do SEA está passando por um boom, impulsionado por vários fatores com diferentes tipos de casos de uso.

Principais Usos de Criptomoedas na Ásia

Cada país tem uma realidade econômica diferente dentro do continente asiático, mas existem usos comuns para criptomoedas, alguns dos quais são:

Remessas

As criptomoedas estão fornecendo uma opção para o envio de remessas, com taxas mais baixas do que os meios financeiros tradicionais e um tempo de envio mais curto.

Pavel Zavadskii, fundador da Biqutex, acrescentou, “As criptomoedas são um dos métodos de pagamento mais rápidos em crescimento para bens e serviços na Ásia, principalmente devido às baixas taxas de transação. Além disso, um dos fatores de sucesso é a ausência de barreiras regulatórias desnecessárias e, consequentemente, a oportunidade para qualquer negócio começar rapidamente a aceitar pagamentos em cripto.”

Método Transacional

É cada vez mais comum para vários comerciantes e indivíduos usarem criptomoedas como meio de pagamento, um exemplo claro foi a incorporação de criptomoedas como meio de pagamento pela empresa Grab.

Investimento e Poupança

As criptomoedas se posicionaram como um meio de poupança para ajudar a combater economias inflacionárias e evitar a perda de capacidade econômica. Também é muito comum que sejam usadas como meio para fazer investimentos.

Podemos concluir, entendendo que o ecossistema cripto se encontra em um momento de rápido crescimento na região do SEA, sendo impulsionado por diversos fatores e casos de uso.

*Juan Allan é jornalista baseado em Bangkok.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *