Mercado de Criptomoedas por TradingView

Mulheres investem mais que homens quando entram em criptos, diz estudo

Mulheres têm estratégia de investimento em criptos, diz BTC.

Há menos mulheres comprando criptomoedas porque gostam menos de risco do que os homens. Em geral, é o que se fala das mulheres em pesquisas. Mas, para a bolsa de ativos digitais australiana BTC Markets, isso já não é bem assim. O motivo é o crescimento de 172% de usuárias no período 2020-2021 – no mesmo período, o usuários homens cresceram 79,5%. Além disso, têm uma estratégia de investimento, começam investindo mais do que os homens e tem mais hábito de custodiar suas criptos.

Apesar do aumento de usuárias, essas são ainda apenas 23%. No entanto, de acordo com o estudo da BTC Markets, fazem, em média, duas transações ao dia, enquanto os homens fazem cinco. E isso não é por medo, diz a bolsa. “Isso sugere uma estratégia de negociação estruturada, com uma faixa menor de foco de posições mais focadas”. Portanto, não seria apenas medo, mas uma estratégia, mesmo que tenha o medo como um dos fatores de decisão.

As investidoras mulheres também mostram mais apetite pelo investimento ao entrarem no segmento. O valor médio inicial em 2020-2021 foi de $ 2.381 (dólares australianos, cerca de R$ 8,3 mil). Já a média dos homens é de $ 2.060 (cerca de R$ 7 mil. Essa confiança inicial, diz a BTC Markets, pode ser um sinal de que o investimento foi algo pensado. No entanto, o portfolio médio das mulheres é de $ 2.650, enquanto o dos homens é de $ 3.049.

Mulheres criptos custodiam mais suas criptos do que homens

E tem mais: as usuários parecem mais adeptas do que os usuários de custodiarem suas criptos, o que pode ser um risco para quem é desorganizado ou estabanado.

Um outro grupo chama a atenção no estudo. O das pessoas acima de 65 anos. Apesar de pessoas de 25 a 44 anos serem 69% dos usuários, quem tem mais de 60 anos investe mais quando entra no segmento – $ 4.349 -, tem portfolios maiores e uma média de investimentos maior. A média na faixa de 18 a 24 anos é de $ 1.092. No entanto, fazem metade das operações do que os mais jovens. E quem tem mais de 65 anos investe fazem o dobre de operações do que os que estão na faixa de 60-65 anos.

O motivo para isso tudo é a experiência que essa faixa dos mais velhos já têm no mercado financeiro. E nessa faixa de idade, já acumularam mais ativos e renda, por isso, tem mais poder de investimento.

A principal motivação para os investidores em cripto – para 70% deles – é construir riqueza. E para 34% é se aposentar cedo. A pesquisa mostrou ainda que 63% dos entrevistados investem em ações. E 23% só investem em cripto. Entre os investidores há ainda 20% que coloca dinheiro em ouro ou prata. E só 8% em títulos ou renda fixa.

At BTC Markets tem 325 mil clientes e $ 17,1 bilhões em ativos digitais negociados.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.