Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

VMware, empresa da Dell, lança comercialmente plataforma blockchain para finanças

Bolsa de Valores da Austrália já usa a plataforma. Foto: Pixabay.

A VMware, empresa de cloud da Dell, anunciou o lançamento comercial da VMware Blockchain, plataforma para empresas, em especial as do setor financeiro. A soluçou começou a ser desenvolvida há dois anos no projeto chamado Concord. Com isso, se junta a um mercado onde já concorrerem fornecedores como IBM e R3 – que também têm uma parceria.

“Temos focado na construção de uma plataforma que entregue as aplicações que a indústria financeira demanda e outros serviços críticos distribuídos que necessitam de segurança e alta performance”, disse Brendon Howe, vice-presidente e gerente geral da VMware,

A plataforma usa o mecanismo de consenso próprio Scalable Byzantine Fault Tolerance (SBFT). Segundo a VMware, o mecanismo permite continuar uma operação – e de forma segura – para se chegar a um consenso caso não haja acordo entre os participantes ou haja algum tipo de fraude no momento de se validar uma transação. Para isso, uma das saídas foi criar um protocolo de consenso com comunicação linear, enquanto outras BFT usam a comunicação quadrática.

A VMware disse ainda que a solução tem uma arquitetura em camadas que descola o registro do “livro-razão” da linguagem do contrato inteligente. A linguagem do contrato é a DAML, criada pela Digital Asset e que dá privacidade entre os participantes. Mas, segundo a empresa, é possível o uso de outras linguagens. Uma outra parceira do projeto é a Accenture.

A plataforma já foi testada em instituições financeiras. Um dos clientes é a Bolsa de Valores da Austrália (ASX), uma das 10 maiores do mundo. Outro cliente é a Broadridge Financial Solutions, que usa a plataforma para acordos de recompra de ativos.

A VMWare foi criada em 1998 e é bilionária, com receita anual de US$ 10,6 bilhões. Com sua plataforma, reforça que quer fincar pé em blockchain para negócios, já que seu CEO, Pat Gelsinger, fez declarações criticando a bitcoin.  

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>