Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Plataforma Fim dos Resíduos Plásticos, que conecta startups e empresas, chega ao Brasil

Plataforma terá três novos hub: SP, Xangai e Johannesburg. Foto: Hans Braxmeier, Pixabay.

A Plataforma de Inovação Fim dos Resíduos Plásticos, que conecta startups e empresas, vai ter um um hub também em São Paulo. A Aliança para o Fim dos Resíduos Plásticos e a aceleradora Plug and Play, que já acelerou empresas como Rappi e PayPal, anunciaram que a plataforma, lançada em outubro de 2019 no Vale do Silício, Paris e Singapura, terá três novos endereços. Além do Brasil, estão na lista as cidades de Xangai (China) e Johannesburgo (África do Sul).

Faz sentido a plataforma vir para o Brasil, uma vez que, segundo o Banco Mundial, o país é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11,3 milhões de toneladas. Perde apenas para Estados Unidos (EUA), China e Índia. Desse lixo, mais de 10,3 milhões de toneladas são coletadas, mas apenas 1,28%, ou 145 mil toneladas (1,28%), são recicladas.

O programa da aliança já atraiu mais de 2 mil startups nos 3 hubs, com 32 delas entrando em programas de aceleração, inclusive com o uso de blockchain. Foram investidos mais de US$ 3 milhões nas startups e há 50 pilotos comerciais com as empresas da aliança, que incluem, por exemplo, a brasileira Braskem, Dow Química, Basf, P&G e PepsiCo.

“Com a expansão, as startups desses três novos hubs poderão ter acesso a investidores e a conhecimento técnico através da plataforma”, disse Nicholas Kolesch, vice-presidente de projetos da Aliança.

Um dos casos considerados de sucesso até agora é a da Circularise, startup do hub de Paris, que oferece uma plataforma blockchain open source para dar transparência às cadeias de suprimentos e incentivar a economia circular. A startup está desenvolvendo projeto com a Covestro e a Domo Chemicals.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>