Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco central da Austrália forma grupo para testar moeda digital em financiamentos

Projeto deve ser finalizado até o final deste ano, segundo o banco. Foto:

O Reserve Bank of Australia, o banco central do país, anunciou, hoje (2), uma parceria com o Commonwealth Bank, o National Australia Bank, o Perpetual (grupo de investimentos australiano) e a desenvolvedora de soluções em blockchain ConsenSys para testarem, até o final deste ano, o potencial do uso e das implicações de uma moeda digital de banco central (CBDC) para operações de atacado. Essa parceria é parte de uma pesquisa já em curso pelo banco central do país.

A Austrália é um dos países que lideram o uso de blockchain no mundo, segundo o Blockchain Council. Tanto que o governo australiano inseriu o uso da tecnologia em programas relacionados a inovação e eficiência.

No projeto entre os bancos e a Consensys, será feita uma prova de conceito (PoC) para a emissão de unidades tokenizadas que possam ser usadas no mercado de atacado como fonte de financiamento, liquidação e pagamento de empréstimos sindicalizados.

As operações serão feitas em plataforma baseada na rede Ethereum, especialidade da Consensys, e um relatório deverá ser publicado no primeiro trimestre de 2021.

Banco vai tokenizar cbdc e usará moeda em financiamentos.

Segundo comunicado do banco, a POC deverá comparar as implicações entre o que o Reserve Bank chama de “entregas atômicas” e de liquidação de pagamentos na plataforma de registro distribuído (DLT), assim como outras possíveis formas de programação e automação de CBDC tokenizada e de ativos financeiros.

“Queremos explorar as implicações da CBDC em eficiência, gerenciamento de risco e inovação nas transações no atacado do mercado financeiro, disse a diretora assistente para o sistema financeiro do banco, Michele Bullock.

Segundo ela, ainda há muitas questões sobre o uso de CBDC nessas áreas, mas a ideia é verificar se há algum papel para essas moedas no sistema de pagamentos australiano.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>