Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

App ARthentix usa blockchain e realidade aumentada para autenticar tênis usado

Indústria de vendas de usados é bilionária e fraudes são comuns. Foto: Marika Godwin, Pixabay

A canadense Pro Exp Media Inc., empresa de tecnologia que criou uma plataforma de realidade aumentada (AR), lançou o aplicativo ARthentix para os consumidores verificarem se tênis usados – e super desejados – são verdadeiros, antes de fazerem a compra.

O objetivo é combater fraudes e ajudar a regular a indústria bilionária de vendas de usados. Outras marcas da indústria de moda tem buscado usar blockchain para evitar cópias falsas, como a LVMH, dona de marcas de luxo como a Louis Vuitton.

O aplicativo da Pro Exp está no ar desde o último dia 1 e foi construído numa plataforma privada, segundo comunicado da empresa. Colecionadores e fanáticos por esportes desenvolveram o aplicativo.

Certificado de autenticidade

As lojas Urban Necessities, nos Estados Unidos, e Stay Fresh, no Canadá, vão colocar selos de certificados de autenticidade com base no ARthentix, checados na hora do pagamento da compra pelo aplicativo que usa realidade aumentada.

Os dados do selo vão conter, por exemplo, o nome do vendedor, localização e preço. Com milhares de pares chegando às lojas, os autenticadores têm tido dificuldade de encontrar farsas apenas pelo cheio da cola e de outros detalhes, como a costura.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>