Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco da Ásia faz primeira carta de crédito em DLT para exportação de plástico

Plataforma Contour tenta reduzir papéis, emails e tempo do comércio exterior.

O Banco de Desenvolvimento da Ásia (ADB, na sigla em inglês) realizou sua primeira operação de carta de crédito usando a tecnologia de registro distribuído (DLT). O financiamento foi de um carregamento de U$ 50 mil (cerca de R$ 280 mil) em plásticos da Tailândia para o Vietnã, em agosto passado.

A plataforma usada foi a da Contour, que roda em Corda, da R3. É a mesma usada pela Vale numa exportação de minério de ferro e anunciada na semana passada.

Também participaram da operação o Standard Chartered Bank Thailand e o Banco de Investimento e Desenvolvimento do Vietnã (BIDV).

A pandemia do coronavírus aumenta a necessidade de digitalização das operações de financiamento do comércio exterior, disse Steven Beck, responsável pela área de financiamento de comércio e cadeia de suprimentos do ADB.

O objetivo da Contour, formada por bancos e baseada em Singapura, é tentar reduzir o enorme volume de papéis, emails e tempo consumidos nas operações de crédito e comércio exterior.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>