Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Não é certo que moeda digital chinesa será lançada em 2020, diz jornal do governo

Design da moeda já mudou várias vezes e uso nos negócios é um grande desafio. Crédito: Leslin Liu. Pixabay

O Banco Central da China ainda não tem uma data para lançar sua moeda digital, conhecida como DC/EP ( digital currency and electronic payment), por isso, não está garantido seu lançamento neste semestre. A informação, que soa como um balde de água fria, foi publicada pelo China Daily, jornal do governo chinês.

A notícia de que não há data de lançamento vem logo após a animação gerada pela divulgação, sexta-feira passada (14), de que o governo iria aumentar o número de localidades onde os testes da moeda serão feitos, incluindo a capital Pequim, Tianjun, Hebei, o Delta do Rio Yangtze, Guangdong, Hong Kong e Macao

A moeda chinesa, que deverá substituir totalmente o papel moeda, não é apenas uma novidade no mundo digital que lembra a corrida para ver quem chegaria primeiro à Lua. O mais importante é que é vista como uma disputa geopolítica, Oriente x Ocidente, como a da Guerra Fria.

Corrida global

Governos pelo mundo, inclusive os Estados Unidos, aceleraram os estudos sobre o tema depois do anúncio de Pequim sobre a moeda, que vai ajudar na internacionalização do yuan, e do lançamento do projeto Libra pelo Facebook e outras instituições de pagamentos.

Internamente, os desafios não são apenas de criar uma moeda digital de banco central, mas de lançar algo que funcione tão bem ou melhor do que os pagamentos digitais já existentes, para facilitar a adoção da DC/EP.

Os chineses praticamente não sabem mais o que é fazer pagamentos em dinheiro. Estrangeiros costumam dizer que pagar um café em papel moeda na China é praticamente impossível.

O banco já havia anunciado que os testes estão sendo feitos em Shenzhen, Chengdu, Suzhou, Xiong’an e em algumas áreas onde haverá os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim e Yanqing. A DC/EP é usada, por exemplo, em pagamentos de salários de funcionários do governo e no comércio.

Problemas técnicos

Segundo a fonte do jornal, que não foi identificada, o programa piloto ainda não foi expandido em larga escala e o teste é apenas interno e fechado. Antes dos testes em larga escala, será necessário resolver problemas como os técnicos e de promoção do uso da moeda.

O design da moeda já mudou várias vezes. “A maioria das aplicações são para os consumidores e precisamos achar o modelo apropriado para os empresários”, disse Yang Dong, responsável pelo Centro de Pesquisa de Blockchain e Tecnologia Financeira da Universidade de Renmin.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>