Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Bitcoin tem sua primeira transação extraterrestre feita por meio da estação espacial internacional

Ideia é construir uma plataforma para transações financeiras no espaço. Foto: Pixabay

SpaceChain, empresa de criptos do Reino Unido que tem a cabeça no espaço – literalmente -, anunciou hoje que conseguiu fazer a primeira transação extraterrestre com bitcoin. A operação aconteceu usando um hardware instalado na Estação Espacial Internacional (ISS), com múltiplas assinaturas, ou seja, usando várias chaves de segurança.

A operação de 0,0099 BTC (hoje cerca de R$ 500,00) foi iniciada no dia 26 de junho por Jeff Garzik, co-fundador e CTO da SpaceChain. O que ele tem na cabeça é construir a primeira rede de satélites de código aberto baseada em blockchain, para viabilizar transações financeiras no espaço.

Para essa primeira transação, houve suporte de uma infraestrutura na Terra. O dado criptografado foi transmitido por meio de uma estação aqui para a ISS, que tem uma chave de segurança para verificar a operação.

Hardware viajou com SpaceX Falcon 9

A empresa britânica tem apoio da Agência Espacial Europeia (ESA). Em dezembro do ano passado, anunciou que estava enviando o hardware para transações no espaço na viagem do foguete SpaceX Falcon 9, que levou suprimentos à estação internacional.

Para quem duvida da transação, o recibo foi divulgado e está disponível no btc.com.

O computador usado foi projetado pela GomSpace, empresa dinamarquesa de sistemas espaciais. A Nanoracks, que desenvolve soluções para estações espaciais, também participou do projeto.

Uso em massa de blockchain

“À medida em que identificarmos mais casos de uso de blockchain em redes de satélite, esperamos estimular o uso em massa da tecnologia”, disse Garzik.

Para o CEO da GomSpace, Niels Buus, a operação feita pela SpaceChain é um incentivo para o uso de sistemas e serviços espaciais de forma comercial.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>