Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Facebook repete falha com Libra e faz BC e Cade suspenderem pagamento por WhatsApp

Reguladores não foram consultados e estão preocupados com concorrência. Crédito: Alfredo Rivera. Pixabay.

Numa situação que lembra a do anúncio da moeda Libra, do Facebook, o Banco Central determinou, hoje (23), que Visa e Mastercard suspendam o uso do sistema de pagamentos e transferências via WhatsApp, anunciado na segunda-feira passada (15). O motivo: o serviço precisa de autorização para funcionar.

Na sequência, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) impôs uma medida cautelar para evitar que o Facebook e a Cielo lancem o sistema de pagamentos pelo WhatsApp.

O Cade disse que vai avaliar os impactos do acordo na concorrência do setor, até porque, não havia indícios de que em algum momento as empresas pediriam autorização para operá-lo.

O Facebook, dono do WhatsApp, sofreu revés semelhante quando anunciou a Libra. Após fazer barulho com um novo e disruptivo serviço, teve de dar vários passos para trás para negociar e acalmar os reguladores de Estados Unidos e União Europeia.

Naquele caso, os reguladores dizem o mesmo: é preciso autorização para funcionamento da Libra e é preciso ver o quanto isso pode abalar o sistema tradicional de pagamentos. A Associação Libra, um grupo de empresas do projeto inclusive o Face, diz que não vai operar onde não houver regulação.

Ignorando esse fato, o Face e seus parceiros, Cielo inclusive, seguiram em frente com o plano no Brasil. O país seria o primeiro a ter o serviço do WhatsApp.

Segundo o Cade, “o WhatsApp tem uma base de milhões de usuários no Brasil que pode garantir “um poder de mercado significante”. Além disso, “a Cielo possui elevada participação no mercado nacional de credenciamento de captura de transações”. Replicar esse modelo seria difícil para os concorrentes, disse o Cade.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>