Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Especialistas discutirão soluções blockchain para o setor energético

Tokens substituem dinheiro na compra de energia. Crédito: Seagul. Pixabay.

Blockchain pode acelerar a transformação digital do setor do setor energético, principalmente quando combinada com outras tecnologias como IoT (internet das coisas).

A afirmação é de Nayam Hanashiro, diretor de parcerias na América Latina da R3, um dos palestrantes do painel de hoje (16) do 1º Simpósio O Potencial da Blockchain no Setor Energético, organizado pelo Blocknews e a consultoria Mentors Energy. O link para inscrição é o https://www.sympla.com.br/1o-simposio—o-potencial-da-blockchain-no-setor-energetico__876557

Além de Nayam, participarão do painel Marcela Gonçalves, Chief Development Officer da Multiledgers, Bernardo Madeira, fundador da Interchains, e Paulo Simões, especialista em blockchain da Oracle.

“Com a crise do Covid-19, estamos vivendo a necessidade de criação de novas fontes de renda para a sociedade. Esse pode ser um ponto importante para aprofundar a discussão com base em nova regulação para o mercado de energia, diz Marcela.  

A tecnologia poderá auxiliar tanto na melhor digitalização do mercado atual, quanto auxiliar na criação de nova regulação a partir de novos modelos de negócios, completa.

Para quem está pensando em usar blockchain, Madeira sugere que a empresa se faça algumas perguntas: “para a solar, a pergunta é qual o benefício de um consórcio de blockchain para comercialização de energia no mercado livre?

“Muito se fala da tokenizacao de ativos de registros de carga: qual é a estratégia na criação de uma criptomoeda para esta comercialização? E quais os benefícios, em relação a eficiência operacional, que uma cadeia de suprimentos de ativos integrada (rastreabilidade de ativos como transformadores e cabos) no blockchain oferece?”, completa.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>