Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Unilever usará blockchain para provar redução de emissão de carbono

Marca de sorvetes já está usando a tecnologia.

A gigante de bens de consumo Unilever anunciou hoje (15) um plano para zerar a emissão líquida de carbono em sua cadeia de produção até 2039 e para ter, até 2023, uma cadeia de fornecimento que não esteja ligada a desmatamento. Para isso, usará tecnologias como blockchain, monitoramento por satélite e rastreamento por geolocalização.

A empresa afirma que para atingir essas metas, precisará haver uma transparência ao longo de sua cadeia de produção que não existe hoje. No futuro, pretende comunicar o nível de carbono dos produtos que vende.

Sua marca de sorvetes Ben & Jerry’s já usa blockchain em crédito de carbono em uma loja.

O plano, segundo a Unilever, tem o objetivo de proteger, regenerar e preservar recursos naturais, de forma a combate a mudança climática.

Um grupo que cresce

A Unilever é mais uma das empresas que está anunciando o uso de blockchain para garantir que seus produtos não são destruidores líquidos da natureza. Essa tendência tem como base a demanda, em especial de novos consumidores, que prezam pela sustentabilidade.

“Precisamos reconhecer que a crise climática não é só uma emergência ambiente. Ela também tem um impacto terrível nas vidas e na subsistência . Temos a responsabilidade de ajudar a enfrentar essa crise como negócio e através de uma direta de nossas marcas”, disse o CEO da empresa, Alan Jope.

O plano inclui outros pontos, como apoio à nova geração de produtores rurais para regenerarem o meio ambiente, a adoção de um Código de Regeneração da Agricultura para os fornecedores e implementação de programas de manejo de água em locais onde há escassez.

Além disso, a empresa vai investir 1 bilhão de euros (cerca de R$ 6 bilhões) num novo Fundo de Clima e Natureza nos próximos 10 anos .

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>