Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco da França lança programa para testar moeda digital

O Banco da França lançou um programa de experimentos para testar a integração de uma possível moeda central digital (CBDC, na sigla em inglês) a processos de trocas e liquidações de ativos financeiros tokenizados entre intermediários do setor. O banco não especifica quais tecnologias devem ser usadas, mas diz que devem ser inovadoras.

A instituição informou que isso faz parte de um processo para rever e adequar as condições em que fornece dinheiro do banco aos intermediários, uma vez que novas tecnologias nos serviços de pagamentos e de infraestrutura do mercado abrem diversas oportunidades. Além disso, atores privados já estão oferecendo alternativas. O banco quer evitar uma fragmentação excessiva das liquidações.

Os testes não serão feitos num prazo longo e em larga escala. Mas, como as discussões de criação de CBDC na União Europeia acontecem na sede em Bruxelas e em vários países, os experimentos isolados de economias do bloco devem fazer parte da decisão de se adotar esse ativo.

As inscrições para participar desse processo devem ser feitas de pessoas e empresas baseadas na União Europeia ou na zona econômica europeia. Os projetos a serem testados devem ser de pagamentos com tokens.

O objetivo é mostrar como uma CBCD baseada em diferentes tecnologias pode ser usada em casos convencionais, segundo o banco. A instituição também quer identificar os benefícios de se ter uma CBDC no sistema atual e como isso pode gerar mais inovação, além de fazer uma análise dos possíveis efeitos de uma CBDC na estabilidade financeira, na política monetária e no ambiente regulatório.

As inscrições vão até 15 de maio e os vencedores serão anunciados em julho.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>