Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Democratas propõem dólar digital para EUA enfrentarem Covid-19; recebem aplausos e críticas

Os democratas publicaram ontem, 23, um projeto de lei que tenta estimular a economia contra o baque causado pelo coronavírus e que inclui o uso de dólar e carteira digital por todos os bancos membros do Federal Reserve (FED).

Bancos que não são parte da instituição poderão pedir para participar do sistema, de acordo com a proposta.

O dólar digital, segundo o “Financial protections and assistance for America’s consumers, States, businesses, and vulnerable populations during the COVID-19 emergency and to recover from the emergency Act”, proposto na Câmara dos Deputados, é uma unidade eletrônica de valor a ser resgatada por instituições financeiras. A carteira ou conta de dólar digital seria mantida por um banco de FED em nome de qualquer pessoa e vai conter dólar digital”.

Todos os bancos do, e regulados pelo, FED deverão estabelecer a chamada “carteira de passagem” de dólar digital para todos os clientes elegíveis do novo sistema.

Pela proposta de lei, os Correios dos Estados Unidos (U.S. Postal Service) poderão permitir que pessoas desbancarizadas e sem uma identidade válida possam ter uma identidade e uma conta de dólar digital. Também poderiam colocar caixas eletrônicos para os clientes acessarem suas carteiras.  

Otimistas x Críticos

As reações à proposta foram diversas. Houve as animadas, dos entusiastas das moedas digitais de bancos centrais (CBDC), que veem a medida como um passo a mais na direção de uma CBDC pelos EUA, a maior economia do mundo.

Mas há quem veja na medida riscos, mesmo de quem defende a ideia de uma CBDC. Críticos fazem uma análise do risco x agilidade para se colocar a infraestrutura em pé.

Isso porque a proposta é criar uma infraestrutura funcionando num prazo curto, sem tempo suficiente para testes de garantia de eficiência.

Em entrevista à Forbes, Daniel Gorfine, ex-CIO da Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities (CFTC, na sigla em inglês) e fundador do Digital Dollar Project, disse que a crise gera a necessidade de se melhorar a infraestrutura do sistema financeiro americano, mas que implementar uma CBDC requer tempo e coordenação entre o governo e o setor privado.

Fora as críticas de que agora é a hora de se disponibilizar recursos para a população e os negócios que precisam, e não de gastar com essa nova infraestrutura.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>