Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Toyota diz que vai expandir uso de blockchain “mais do que nunca”

A Toyota decidiu acelerar o uso de blockchain e “mais do nunca, expandir colaborações com outras empresas parceiras”. A empresa revelou que em abril de 2019 criou o Toyota Blockchain Lab e vem testando a tecnologia em diversas iniciativas em 4 pilares: clientes, veículos, cadeia de suprimentos e digitalização de valores.

Em relação aos clientes, a empresa verificou benefícios no compartilhamento de identidades digitais e de contratos digitalizados dentro e fora do grupo, melhor gerenciamento e informações pessoais e de uso de pontos de serviços.

Houve também melhoria e criação de serviços para os veículos a partir dos dados armazenados sobre o ciclo de vidas dos carros. Na cadeia de suprimentos, aumentou a eficiência do rastreamento através do armazenamento de compartilhamento de dados sobre partes e peças ao longo da cadeia de produção e de entrega.

Blockchain também foi usada para a diversificação de processos de financiamento, com a digitalização de ativos como veículos e direitos. Segundo a montadora, isso contribuiu para a construção de um relacionamento de longo prazo dom clientes e investidores.

O Toyota Blockchain Lab é uma plataforma virtual com a participação de seis empresas do grupo. Além disso, o laboratório tem feito iniciativas com outras empresas Toyota no mundo, como a Toyota Motor North America, e realizado parcerias.

“Espera-se que blockchain será uma tecnologia fundamental para conectar pessoas e empresas de forma mais aberta, numa maneira que fornece segurança.” A Internet das Coisas (IoT) gerou uma necessidade de segurança dos dados e “blockchain pode garantir o compartilhamento desses dados entre diversas partes aumentando a confiança na informação”, disse a empresa num comunicado.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>