Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Em 2022, PIX vai incluir pagamentos agendados e débito automático; em 2023, pagamento de documentos

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos que o Banco Central (BC) lançará no dia 16 de novembro, vai evoluir em 2022 para um sistema de requisição de pagamentos, pagamentos agendados e débitos automáticos. Em 2023, vai incluir também o pagamento de documentos.  

Conforme foi informado pelo BC, no mês passado, a partir de novembro o serviço vai permitir pagamentos 24 horas por dia, 7 dias por semana. O sistema vai ao ar dia 3 de novembro para alguns participantes e no 16, para todos. E em 2021, entram em funcionamento as transferências usando-se QR Code e transações por aproximação.

De acordo com Carlos Eduardo Brant, chefe-adjunto do departamento de operações bancárias e de pagamentos do BC, em abril será aberta consulta pública para o regulamento do PIX, mesmo mês em que começam os testes de liquidez do sistema.

Em maio, serão divulgados os regulamentos da base de endereçamento e da plataforma de liquidação, e em julho, a regulação completa. Os testes de conectividades operacionais de liquidez e funcionalidades começaram em fevereiro.

O PIX representa oportunidades para atividades como o desenvolvimento de soluções a usuários finais pagadores e recebedores, desenvolvedores de aplicativos, fechamento de venda no check out, API de recebimento e automação, exemplificou o diretor.

As informações foram anunciadas durante o LIFTDAY 2020 do BC. O Lift (Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas é um programa do BC que chama empresas a buscarem soluções para o sistema. Ontem, as escolhidas apresentaram suas soluções.

Para o presidente do BC, Roberto Campos Neto, o PIX é o início de uma transformação do sistema financeiro e faz parte de um movimento dos bancos centrais para se modernizarem e enfrentarem a concorrência de novos atores no mercado, como as fintechs, e de produtos, como as criptomoedas.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>