Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Operadoras de telecom testam blockchain para contratos de roaming

A Deutsche Telekom anunciou que um grupo que inclui a empresa e a T-Mobile US, a Telefònica, a Orange and a GSMA, estão testando uma solução em blockchain que permite às operadoras desenvolver e assinar contratos de descontos em roaming entre as operadoras.

A intenção é abrir o código da plataforma para que possa ser usado por toda a indústria. A plataforma usada é a Hyperledger Fabric. A solução foi iniciada pelo Deutsche Telekom Laboratories (T-Labs) e a Deutsche Telekom Global Carrier, a unidade de atacado da empresa alemã.

Segundo a empresa, a solução diminui as etapas do atual processo que é manual. Com blockchain, não apenas há uma digitalização do processo e compartilhamento para todos os membros da cadeia ao mesmo tempo e a segurança da imutabilidade dos dados. A solução permite ainda a automação do processo de roaming no atacado, com processos implantandos entre as operadoras, disse a empresa num comunicado.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>