Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Uso de tecnologias como blockchain e AI, aumenta o lucro, diz estudo da Oracle

As empresas que adotaram Inteligência Artificial (IA), blockchain e outras das novas tecnologias em seus processos operacionais e financeiros estão experimentando um aumento de suas receitas líquidas num ritmo 80% maior do que as que não usam nenhuma delas, segundo um estudo da Enterprise Strategy Group (ESG) e da Oracle em 13 países, incluindo o Brasil.

De acordo com o “Emerging Technologies: The competitive edge for finance and operations“, o uso dessas tecnologias criou vantagens competitivas nas empresas.

Foram entrevistadas 700 pessoas em áreas financeiras e operacionais, sendo 98 do Brasil e do México.

Segundo o estudo, 87% das empresas que usam blockchain atingiram ou excederam suas expectativas de ROI e 82% viram um valor significativo em seus negócios num período de um ano.

Estabelecer um ROI no uso de blockchain é um dos pontos mais difíceis do uso da tecnologia. Dentre os motivos está o fato de que não há dados suficientes dos processos antes do uso de blockchain para se estabelecer um objetivo, como disse Carlos Rischioto da IBM, em entrevista recente ao Blocknew. Outro motivo é que nem sempre o ROI de uso de blockchain é ligado a redução de custos e tempo ou aumento de vendas.

Outra conclusão do estudo é que 78% dos executivos acreditam que o uso do blockchain no monitoramento da cadeias de suprimentos reduzirá incidentes e fraudes em pelo menos 50% nos próximos cincos.

De acordo com o levantamento, 84% das empresas entrevistadas usam pelo menos uma das novas tecnologias: IA, internet das coisas (IoT), blockchain ou assistentes digitais na produção. E 82% das que usam três ou mais delas estão à frente de seus competidores, enquanto 45% das empresas não usam nada.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>