Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

reciChain, da Basf no Brasil, é implantado no Canadá para reciclagem de plásticos

Um projeto em blockchain da Basf no Brasil será agora implantado na Basf do Canadá. O reciChain, plataforma em blockchain para reciclagem de resíduos que foi lançado aqui em 2019, será testado na província de British Columbia e se tudo der certo, será expandido para o resto do país.

No Canadá, o reciChain está focado em resíduos plásticos para tentar aumentar o reuso do material nas cadeias de produção.  A coleta e manuseio de plásticos para reciclagem são atividades feitas em boa parte manualmente e ainda pouca gente se dá conta da necessidade de reciclagem.

De acordo com um estudo da Deloitte, que é consultora da Basf no Canadá para esse projeto, os canadenses reciclam menos de 11% das 3,3 milhões de toneladas de plástico descartadas. O objetivo é criar uma economia circular com o reuso.

A plataforma utiliza blockchain com um digital badge (crachá digital) e a tecnologia loop count, que permitem o compartilhamento de informações entre os participantes da rede e melhoram o processo de reciclagem. Devem fazer parte da rede fabricantes, fornecedores, entidades governamentais, varejistas, catadores de lixo e recicladores.

Segundo a Basf, a plataforma permite tokenizar o plástico e por isso gera uma distribuição de valor agregado mais justo ao longo da cadeia para os participantes. Isso beneficia em especial as cooperativas de catadores, no caso do Brasil.

Outra vantagem da plataforma é a emissão de certificados de reciclagem mais seguros pelos recicladores. Isso pode ajudar a gerar mais confiança nos clientes das empresas sobre seus processos industriais. Segundo o presidente da Basf no Canadá, Marcelo Lu, rastreamento é um preocupação das empresas com suas marcas.

É fato que muitas empresas estão se dando conta de que garantir a sustentabilidade de seus negócios e provar isso por blockchain é uma das respostas à crescente pressão de consumidores e reguladores por formas mais sustentáveis de se produzir e descartar produtos.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>