Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Artigo Deloitte: Transformação digital: como blockchain pode agregar valor para líderes de finanças

A transformação digital segue a passos largos, passando pelos processos em startups e no core business das organizações em direção às áreas de back office.

Desafios relacionados a gestão eficiente dos dados com massa crítica de dados, desestruturação, confiabilidade e falta de ferramentas de análise frente a necessidade imediata para tomada de decisões estão no dia-a-dia de todos os líderes de negócios e podem ser solucionados com apoio da tecnologia, seja de forma isolada ou agregada.

Com base na pesquisa Global Blockchain Survey, realizada pela Deloitte em 2019, os executivos brasileiros responderam que 47% dos projetos de blockchain estão já em fase de produção, 23% acima ao dado global, enquanto 43% entrarão em produção nos próximos 12 meses, 2% acima ao dado global, o que sinaliza o quanto o blockchain está na pauta de transformação digital das empresas locais.

Além disso, 79% dos executivos brasileiros salientaram que estes projetos de blockchain estão entre os 5 mais críticos no portfólio da empresa – 26% acima ao dado global – e 35% destes projetos terão investimentos aproximadamente entre US$ 1 milhão e US$ 5 milhões.

Solução blockchain

O blockchain tem duas aplicações principais:

  • Público: Permite negociar criptoativos como o Bitcoin;
  • Privado: Permite gerenciar transações relacionadas aos negócios, incluindo processos financeiros como contas a pagar e receber, contabilidade e compliance.

Blockchain privado pode operar como solução isolada. Entretanto, é possível ampliar e potencializar sua utilização combinando o uso de outras tecnologias, como: analytics avançado, visualizadores, computação cognitiva, Robotics Process Automation (RPA), processamento in-memory ou inteligência artificial, para reestruturar o processo de ponta a ponta. Os casos listados na imagem abaixo possuem demonstrações tácitas dos possíveis benefícios do blockchain:

Independente do segmento de atuação e porte de uma empresa, a transformação digital é uma realidade para todas as organizações e impacta todas as áreas. Os líderes de finanças que embarcaram nessa jornada já percebem os ganhos em performance e melhoria de eficiência, e certamente se destacarão como catalisadores para a transformação dos negócios em suas empresas.

O blockchain às vezes pode parecer complexo e longe da realidade, porém os resultados da pesquisa da Deloitte citada anteriormente demonstram a eminência e aplicabilidade desta tecnologia em diversas indústrias no Brasil. Mais importante que ter o domínio técnico do assunto é concentrar esforços em estabelecer um projeto piloto na empresa, avaliando o fit-and-gap das soluções tecnológicas.

Por onde começar

Tornar blockchain real é a melhor maneira de torná-lo compreensível.

*Sérgio Biagini é sócio da Consultoria Empresarial e líder da Indústria de Financial Services da Deloitte Brasil.

*Arthur Nerath é grente em Finance & Enterprise Performance da Consultoria Empresarial da Deloitte Brasil.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>