Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

JP Morgan negocia fusão da Quorum com a Consensys, do co-fundador da Ethereum

O JPMorgan Chase, maior banco dos Estados Unidos, está negociando a fusão de sua unidade de blockchain Quorum com a Consensys, startup para aplicativos e outras atividades criada por um dos fundadores da Ethereum, Joseph Lubin. A informação foi divulgada pela agência de notícias Reuters nesta manhã (11).

A Consensys desenvolve aplicações e ferramentas para desenvolvedores, investe em outras startups e promove cursos sobre blockchain. A sua reestruturação, anunciada na semana passada, pode ser o sinal de que a empresa se prepara para um novo sócio ou parceiro e a fusão com a Quorum poderia dar maior força ao seu braço de desenvolvimento de softwares.

A startup anunciou que demitiria 14% de seus funcionários devido a uma reestruturação para separar seu braço de desenvolvimento de softwares de suas atividades de investimentos (venture).

A Quorum, assim como a Consensys, também opera com Ethereum, usada na sua Rede de Informações Interbancárias (Interbank Information Network, IIN), que inclui cerca de 320 bancos. A Quorum também tem feito outros testes, como o de empréstimos para carros usando blockchain. O banco já demonstrava querer um spin off da Quorum.

A informação chama a atenção por significar uma operação entre um dos bancos mais tradicionais do mercado financeiro global com uma startup de uma tecnologia que a princípio foi criada para acabar com a intermediação bancária.

Mas o CEO do JPMorgan, Jamie Dimon, há muito tempo se mostra interessado na tecnologia e investiu nela, com a Quorum. Do que ele parece não gosta mesmo é de criptomoedas como bitcoin, que chamou de fraude, em 2017. Há um ano, o banco anunciou que iniciaria testes de sua própria moeda para pagamentos instantâneos. Dimon disse que que a JPM Coin não tem nada a ver com bitcoin.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>