Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Austrália, um dos líderes em pedidos de patentes em blockchain, lança guia

O governo da Austrália, um dos países que mais se destacam no uso de blockchain e que está em 6º lugar no ranking global de pedidos de patentes relacionadas a essa tecnologia, divulgou um guia para o desenvolvimento do uso da solução.

O “The National Blockchain Roadmap: Progressing towards a blockchain-empowered future” estabelece metas para o período de 2020 a 2025 e foi feito em conjunto pelo governo, empresas e universidades, num trabalho iniciado em 2019.

O governo da Australia tem financiado projetos tanto estatais quanto privados em blockchain, de olho na estimativa de que a tecnologia gere um valor anual de negócios de mais de US$ 175 bilhões até 2025, o que pode ultrapassar US$ 3 trilhões até 2030.

Dentre as 12 medidas estabelecidas no guia, estão a de o governo criar um modelo de cooperação com o setor privado e as universidades, criar um grupo de usuários de blockchain dentro do governo para troca de experiências, estudar casos de uso por outros governos e permitir que indústrias e universidades desenvolvam frameworks comuns e cursos de qualificação em blockchain.  

Recentemente, o Blocknews noticiou sobre a startup brasileira Fohat , que está desenvolvendo um projeto em blockchain em energia solar para o mercado municipal de Melbourne, com transações peer-to-peer (P2P), uma vez que lá o mercado é livre para consumidores também.

Outros países estão se movendo para desenvolverem o uso de blockchain. Recentemente, o Instituto Nacional para a Transformação da Índia (NITI Aayog), um think tank do governo que desenvolve políticas de desenvolvimento, divulgou a primeira parte de um estudo para que se estabeleça uma estratégia de uso de blockchain pelo país, como também mostrou reportagem do Blocknews em http://bit.ly/31FequM.

NITI Aayog chama a estratégia de Blockchain: The India Strategy –Towards Enabling Ease of Business, Ease of Living and Ease of Governance. A Uniao Europeia tem o European Blockchain Observatory and Forum.

A versão completa do guia australiano está em http://bit.ly/31LyXOn e a versão resumida, com as ações do período 2020-2025, está em http://bit.ly/37hWeIW.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>