A União Europeia (UE) deve implantar, neste ano, a identidade e a carteira digitais no bloco. Isso será feito por meio da European Blockchain Services Infrastructure (EBS), criada pelos países da região como parte das iniciativas para que a UE consiga liderar o desenvolvimento das novas tecnologias. Ambas serão interoperáveis em todo o bloco e o setor privado também poderá usá-las.
“Os emissores das identidades continuarão os mesmos e cada cidadão incluirá todos os seus dados (como identidade, diplomas, informações médicas e da carteira de motorista) numa carteira digital, mas só passará as informações que peçam a ele”, disse Jesús Ruiz, assessor técnico da EBSI ao Blockchain Economía, veículo parceiro do Blocknews.
Serviços de troca de dados privados, como identificação de imposto entre autoridades fiscais e aduaneira também entrarão em operação. A entrevista completa com Ruiz está em https://www.blockchaineconomia.es/europa-identidad-digital-soberana-blockchain/