Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Suécia estende por mais um ano testes de sua moeda digital de banco central

Banco central da Suécia diz que moeda digital precisa de testes no varejo. Foto: David Mark, Pixabay.

O banco central da Suécia vai estender por mais um ano os testes de sua moeda digital. O objetivo é desenvolver a escalabilidade, desempenho, incluir parceiros o projeto e fazer testes offline.

De acordo com o Riksbank, não há ainda uma decisão se emitirá a moeda. Assim como não sabe qual tecnologia usará. A R3, que fornece a solção emblockchain Corda, participa do projeto.

Uma outra parceira do projeto piloto é a consultoria Accenture. Este técnico que a Suécia está fazendo é considerado um dos mais avançados projeto de moeda digital de banco central (CBDC) do mundo.

O Banco Central do Brasil está realizando um estudo sobre o assunto. O estudo, a princípio, vai durar seis meses. Portanto, em março o BC poderá divulgar suas conclusões. Ou, ainda, pedir mais prazo para estudar o assunto.

Outros países com projetos em andamento de CBDCs incluem a China, que é o mais avançado de todos dentre as grandes economias. O país já fez sorteios de carteiras digitais que carregam e-yuan. Assim, os sorteados podem comprar em lojas que participam do teste da moeda.

Além da China, há, por exemplo, a União Europa (UE). O bloco vai divulgar um relatório com as conclusões de seus estudos sobre o assunto neste semestre.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>