Mercado de Criptomoedas por TradingView

Suécia avança para terceira fase de testes de sua moeda digital

Moeda digital da Suécia está em estágio avançado de testes. Foto: Linus Mimietz, Unsplash.
Suécia avança para terceira fase de testes de sua moeda digital.

O banco central da Suécia, o Riksbank, anunciou que os testes de sua moeda digital de banco central (CBDC), vão entrar na terceira fase. “Nessa fase, vamos começar a formular a base dos requisitos para a E-krona, caso decidamos emiti-la”, disse Mithra Sundberg, líder da divisão da e-krona do banco. Esse é um dos projetos de CBDC em estágio mais avançado no mundo.

A previsão é de que neste ano o BC sueco também avalie se a moeda digital afetaria sua função e a legislação do país. Assim como deve comparar soluções e se preparar para um potencial mandato de emissão da e-krona. Com isso, o Risbank indica que uma decisão sobre o assunto não está tomada, mas pode não estar tão longe de acontecer.

A segunda fase do projeto da moeda digital da Suécia foi anunciada em abril de 2021 e a previsão era durar até março de 2022. Nesse estágio, o Riksbank incluiu empresas e instituições financeiras. Na primeira fase houve simulações dentro da instituição. Os resultados estarão num relatório com divulgação prevista para o segundo trimestre deste ano.

De acordo com Mithra, na segunda fase, o BC fez testes técnicos referentes a questões como transações offline, desempenho e integração de participantes externos, como bancos.

Nessa próxima etapa, “todos os testes, análises e investigações formarão a base deste trabalho. Também vamos nos basear em experiências do rápido desenvolvimento internacional que está acontecendo nessa área”, completou Mirtha. Além disso, haverá um diálogo com provedores de tecnologia, empresas de pagamentos e do público.

O projeto da moeda digital da Suécia acontece com a participação da Accenture e também da R3, que desenvolveu a solução Corda. Com a nova fase, o acordo com a Accenture será de mais um ano a partir deste mês.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.