Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Presidente do BC diz que projeto de real digital avançará muito até 2022

Presidente do BC, Roberto Campos Neto, diz que dados em DeFi causam preocupação.

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta sexta-feira (26) que o projeto do real digital pode avançar “bastante” até o final de 2022. Mas, não se comprometeu com uma data para o lançamento da moeda, segundo a agência Reuters.

Campos Neto já deu 2022 como a data provável de lançamento do real digital. Agora, parece mais cauteloso. De acordo com o presidente do BC, há um processo de compreensão no banco sobre a moeda digital de banco central (CBDC) do Brasil. O banco revelou alguns detalhes sobre o estágio atual dos estudos no final de maio.

Pelo que se vê em outros países, esse é um processo que pode durar anos. O Brasil começou em 2020. A Suécia começou muito antes e fala numa moeda digital em 2026, por exemplo.

Segundo Campos Neto, os estudos consideram que o real digital será uma extensão da moeda física. Porém, não pode criar “nenhuma disrupção no sistema financeiro”. Essa é, aliás, a preocupação de outros dos 90% de bancos centrais que estudam o tema hoje.

Um dos desafios do assunto é o risco de haver mais demanda pelo real digital por conta de segurança e capacidade de fazer diferentes operações. Como o papel dos bancos será o de distribuir a moeda, isso pode afetar seus balanços.

“Real digital gera mais perguntas do que respostas”

“O que aconteceria com o balanço dos bancos se todo mundo resolvesse fazer conversão integral de moeda física para eletrônica? Bom, teríamos um problema de intermediação financeira.”

Uma das soluções seria uma taxa de juros negativa no real digital. “Óbvio que isso não é simples de fazer nem vai acontecer.” A União Europeia revelou recentemente que por uma preocupação semelhante poderia limitar a quantidade de euros digitais que as pessoas poderiam ter na carteira ou impor taxas a partir de um certo valor.

Por isso, “é importante entender neste momento que há mais perguntas do que respostas”, disse o presidente do BC.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>