Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Presidente do Fed diz que stablecoins podem conviver com dólar digital

Jerome Powell diz que vai lançar relatório sobre criptoativos. Foto: Fed.

As stablecoins, ou moedas estáveis, poderiam conviver sem problemas com o dólar digital, a eventual moeda digital do banco central (CBDC) dos Estados Unidos (EUA), o Fed. Quem disse isso foi Jerome Powell, nesta terça-feira (11), na sabatina para sua confirmação como presidente do Federal Reserve no Comitê do Setor Bancário do Senado.

Sobre as stablecoins, Powell respondia a uma pergunta do senador republicano Pat Toomey. “Se o Congresso autorizar o Fed a discutir uma moeda digital de banco central, há algo sobre isso que deveria impedir moedas estáveis bem reguladas e de emissores privados a coexistir com o dólar digital?”, questinou Toomey. “De modo algum”, afirmou Powell, que buscava hoje a confirmação de seu segundo mandato.

Em dezembro último, Powell disse que stablecoins com boa regulação podem ser úteis para o setor financeiro do país. Boa parte delas tem lastro em dólar. Mas, em seu mandato anterior, Powell não mostrou o mesmo interesse em CBDC, embora o Fed esteja estudando o assunto.

De acordo com Powell, o estudo do Fed que deve abordar CBDC, stablecoins e criptomoedas, e que o mercado aguarda com ansiedade, vai sair em breve. Está no ponto de ser divulgado. Com a divulgação, deverá haver uma consulta pública sobre o assunto.

Durante a sabatina, também confirmou aquilo que ajudou o preço de bitcoin e outras criptomoedas a cair, ou seja, de que pode elevar os juros para controlar a inflação. “Vamos assegurar para que a inflação não crie raízes na economia”, afirmou.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>