Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Presidente do FED critica bitcoin e não tem pressa sobre CBDC

Maior risco das criptomoedas é instabilidade, diz presidente do FED.

O presidente do FED (Federal Reserve), o banco central dos Estados Unidos (EUA), Jeremy Powell, criticou, nesta segunda-feira (22), os criptoativos e disse que não servem como reserva de valor.

“São mais um ativo especulativo. Portanto, também não estão particularmente em uso como meio de pagamento”, disse num evento do Bank of International Settlements (BIS). De acordo com Powell, criptomoedas como bitcoin são mais um substituto do ouro que do dólar.

Se ele tentou criticar a moeda, acabou concordando com o que muita gente do ecossistema de criptomoedas defende. Isso porque há quem compare bitcoin ao metal por ser finito, já que há 21 milhões de unidades criadas.

Como um bom gestor de banco central, que tem como missão manter o sistema financeiro estável e garantir o valor da moeda, Powell disse que o público precisa entender os riscos da volatidade das criptos.

Presidente do FED não tem pressa

Além disso, lembrou do que se gasta em energia para a mineração e “do fato de não terem lastro em nada”. Ao comparar com bitcoin, há quem diga que o dólar também não tem lastro. Isso é impreciso se pensarmos que é a moeda da maior economia do mundo.

E não é apenas a maior, mas uma das mais inovadoras, com alta participação no comércio exterior e com altíssima capacidade de se recuperar de baques. Tanto que o dólar é moeda de referência global e a maior reserva de valor do mundo.

Por isso, Powell afirmou que o país precisa estar na liderança do desenvolvimento de uma moeda digital de banco central (CBDC). O país está estudando o assunto. Mas, não há pressa e nem se sabe se há apoio para lançá-la, afirmou. Isso os EUA têm repetido com frequência.

Quanto às stablecoins, Agustín Carstens, diretor-geral do BIS, afirmou que não vê sentido nelas. Ao importarem valor de moedas soberanas, “como podem ser superiores ao ativo original que está dando o valor? Para mim, isso é uma fraqueza”.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>