O ceticismo de muitos governo em relação à blockchain fez a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) lançar uma pesquisa sobre o uso da tecnologia em projetos públicos. O objetivo é coletar dados sobre experiências bem-sucedidas, que chegaram a ser implementadas e têm usuários, de projetos que serão implementados em até quatro meses e de projetos mal-sucedidos, que não mostraram eficiência.
Essa pesquisa é feita com Juho Lindman, professor associado da Ciência da Informação da Universidade de Gotemburgo, na Suécia. Lindman está recebendo informações sobre o assunto, que podem ser mandadas para seu email juho.lindman@ait.gu.se . Os dados serão mantidos confidenciais.
A OCDE tem estudado blockchain e realizado análises por meio do seu Blockchain Policy Centre. Mas, segundo a instituição, há várias casos anunciados de uso de blockchain todos os anos e muitos não avançam. Há ainda um ceticismo em relação à tecnologia no setor público e é preciso averiguar o que é fato.