Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Moedas de bancos centrais aumentam impactos externos de choques econômicos

Uso de moedas por estrangeiros deve considerar cuidados especiais, diz BCE.

As moedas digitais de banco central (CBDC) podem aumentar o impacto de choques econômicos de um país no restante do mundo. “A magnitude desse efeito depende de forma crucial do design da moeda”, afirma o Banco Central Europeu (BCE) no relatório “Moeda digital de banco central numa economia aberta”.

Esses efeitos podem ser muito reduzidos se a moeda tiver características técnicas como fortes restrições às transações de CBDCs por estrangeiros ou se a moeda estiver disponível num cenário de taxa de juros flexivel.

Além disso, a emissão de CBDC aumenta as assimetrias no sistema monetário internacional ao reduzir a autonomoia de política monetária em economias estrangeiras.

De acordo com o BCE, “se a moeda digital estiver disponível para não residentes, pode-se reduzir a volatilidade de fluxo de capital, câmbio e taxas de juros estabelecendo limites de quantidades ou transações que os estrangeiros podem fazer ou adotando uma taxa de remuneração limitada da moeda.”

“Nas nossas simulações, os bancos centrais estrangeiros precisam ser até duas vezes mais reativos à inflação e à produção quando houver uma CBDC, dependendo de suas características.”, diz o relatório.

O banco chama a atenção, no entanto, para o fato de que as conclusões partem da modelagem DSGE estilizada, que ignora a emissão de moeda em outras economias. O modelo inclui apenas duas economias e não faz a modelagem explícita do restante do mundo. Além disso, não aborda as compras de CBDC pelo público. Mas dá uma boa visão de uma perspectiva de economia aberta e um forte grau de realismo ao incorporar características típicas de uma CBDC, afirma o banco.

Mais sobre CBDCs em:

Importância global do dólar pesa na decisão sobre CBDC, diz presidente do Fed

Banco Central nomeia membros do grupo que vai estudar CBDC brasileira

China começa teste aberto de moeda digital com população e comerciantes de Shenzhen

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>