Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Israel vai criar plano para lançar moeda digital; Alipay cria carteira para moeda chinesa

Moeda digital: Israel acelera estudos sobre sua CBDC. Foto: Walkerssk, Pixabay.

O Banco de Israel divulgou, hoje (11), que prepara um plano de ação para a eventual emissão do shekel digital, sua moeda digital, ou CBDC. No entanto, a emissão vai acontecer se os benefícios superarem os riscos e custos, diz a instiuição.

Os estudos sobre CBDC avançam pelo mundo. Ainda mais na China, onde uma série de comerciantes disseram que já aceitam o iuan digital pelo aplicativo Alipay. Isso porque o Alipay, maior carteira de pagamentos do país, criou uma específica para a CBDC para alguns usuários, segundo a mídia local.

Em Israel, moeda digital é um assunto em discussão desde 2017, de acordo com o banco. “Visto o rápido desenvolvimento da economia digital e dos pagamentos, e dos trabalhos dos principais bancos centrais, o Banco Central de Israel está acelerando a pesquisa e a preparação para um potential shekel digital”, diz o documento.

O plano de ação vai servir para lançar a moeda, caso os estudos se mostrem favoráveis a isso. O documento do banco deu uma ideia de um esboço da moeda e que é a base de discussões.

Antes de lançar uma CBDC, precisamos nos perguntar “por que?”, diz o documento. Até agora, as principais motivações para a CBDC inclui, por exemplo, uma nova forma eficiente e segura para os meios de pagamentos.

Moeda digital pode trazer vantagens em casos de emergência

Além de criar uma tecnologia que leve à adaptação dos sistema de pagamentos para as necessidades futuras da economia digital. E há ainda razões como uma forma de o sistema funcionar durante emergências e haver uma infraestrutura de baixo custo para pagamentos internacionais.

Tudo isso pode acontecer com melhorias no sistema atual, afirma o Banco de Israel. Por isso, o comitê que cuida do assunto na instituição analisa qual o valor agregado que o shekel digital traria.

Com a divulgação do documento, o banco abriu uma consulta púlblica sobre o material e temas relacionados a possíveis emissões da moeda digital. ​

De acordo com a mídia chinesa, a carteira para CBDC que o Alipay criou é um teste. Além disso, fora os seis bancos estatais que participavam dos testes e, agora, o Alipay, o WeBank deve entrar no grupo. O banco é o primeiro digital da China e é do WeChat, serviço de mensagens e que também tem o WePay.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>