Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Ministério da Saúde diz que recuperou dados de vacinação contra Covid-19

Ministério da Saúde gravou dados em blockchain.

O Ministério da Saúde recuperou todos os registros de vacinação contra Covid-19. Agora, o trabalho é para restabelecer os serviços de registro e emissão dos certificados de imunização. A pasta deu a informação neste domingo (12). O governo inseriu dados de vacinação contra o coronavírus em blockchain e assim, não foram perdidos.

Na última semana, o ministério sofreu um ataque cibernético. Na sexta-feira (10), de acordo com a pasta, o ataque “comprometeu temporariamente alguns sistemas da pasta”. Isso inclui, por exemplo, o e-SUS Notifica, o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), o ConecteSUS e funcionalidades como a emissão de certificados de vacinação.

Na ocasião, o governo acionou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Polícia Federal (PF) para apoiarem as investigações. Além disso, o Departamento de Informática do SUS (Datasus) trabalha no caso.

Ministério da Saúde já sofreu outros problemas com seus dados

ctv-qum-ministrio-da-sade
Mensagem que hackers inseriram no site do Ministério da Saúde. Foto Ministério da Saúde

Os hackers deixaram um recado dizendo que haviam copiado e excluídos os dados. Porém, a Polícia Federal confirmou o que disse o EterSec, um perfil brasileiro do Anonymous. De acordo com o perfil, não houve um ransomware, em que se pede resgate por dados roubados, inclusive com criptomoedas. Mas houve um redirecionamento do Sistema de Nomes de Domínios (DNS, na sigla em ingles).

O DNS transforma o endereço do Protocolo de Internet (IP), que é uma sequência de números e pontos, no nome que digitamos. E isso é mais simples do que um ataque do tipo ransomware. 

Essa não é a primeira vez que há problemas com os dados da Saúde. No ano passado houve ao menos três conhecidos por falhas humanas e do gerenciamento dos sistemas.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>