A Marinha dos Estados Unidos (EUA) fechou um contrato de US$ 1,5 milhão (cerca de R$ 9,5 milhões) com a Consensus Networks para compra de uma ferramenta de logística de saúde em blockchain. O teste começa neste ano e o contrato é até 2022.
A Consensus Networks é uma startup da área de saúde, com soluções que integram dados clínicos e cadeia de suprimentos. A empresa cria a infraestrutura com blockchain. Portanto, o objetivo é um impacto positivo tanto no controle do inventário de produtos, quanto no custo dos tratamentos.
A Marinha vai usar a blockchain do HelthNet para gerenciar seus inventários dentro e fora dos EUA. O foco do piloto será em previsão de demanda. Além de trabalhar na automação de fluxo de fornecimento para entrega just -in-time de produtos essenciais, como sangue e plasma.
De acordo com a empresa, sua infraestrutura permite, além de rastrear o inventário, controlar o consumo e data de validade de produtos. Assim, facilita fazer um previsão de demanda e planejamento de fornecimento em tempo real.
Blockchain é usada para assegurar aspectos como a veracidade dos dados que vem da internet das coisas (IoT) e registros imutáveis de dados. A empresa usa o Protocolo Factom, usado pelo Departamento de Segurança Interna.
“Escolhemos usar redes blockchain públicas por conta de seus mecanismos já existentes e robustos de consenso e pela infraestruta de rede”, de acordo com o CEO da Consensus, Nate Miller, em comunicado da empresa.