O Lift Learning, projeto nascido em novembro passado a partir do Lift do Banco Central (BC), já tem 4 projetos selecionados. As empresas são a PagueVeloz, uma fintech de pagamentos e recebimentos, a BxBlue, de empréstimos consignados, BRB (Banco de Brasília), e a Vérios, plataforma de comparação de opções de investimentos.
Segundo Rodrigoh Henriques, head de Inovação da Fenasbac, federação dos funcionários do BC responsável pelo Lift Learning, como o BC, entre as instituições de ensino estão a Universidade de Brasília e a Fundação de Apoio a Pesquisa do Distrito Federal. O programa é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação. No Lift, participam empresas.
O programa trabalha no conceito de tríplice hélice, em que governo, empresas e academia se unem para fazer inovações e implantar na economia. Neste caso, são inovações para o sistema financeiro. “Espero que consigamos falar, no futuro, de projetos que começaram no Lift Learning, subiram para o Lift e foram para o sandbox regulatório”, disse Henriques.