Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Blockchain e tokenização de ativos são usados em projetos do Lift Lab do BC

Roberto Campos Neto, presidente do BC, citou que blockchain e tokenização estão em projetos do LiftLab.

Começou nesta terça-feira (23) e segue até sexta-feira (26), o Lift Day 2021, com a apresentação dos 21 projetos que chegaram até a fase final do último programa Lift Lab, organizado pela Fenasbac, federação dos funcionários do Banco Central (BC) e pelo banco. Pelo menos 4 projetos devem mostrar soluções com blockchain.

Segundo o presidente do BC, Roberto Campos Neto, alguns utilizam blockchain e inteligência artificial para novas soluções para o Pix e o Open banking. Além disso, há projetos de tokenização de ativos.

As soluções tentam resolver questões relacionadas, por exemplo, a preservação florestal, crédito para agricultura familiar e crédito para pessoas jurídicos em marketplace reverso.

Os projetos “permitem também que o Banco Central visualize quais as novas tecnologias que estão despontando no mercado e quanto precisamos alinhar as expectativas e identificar as ações para melhora o sistema financeiro nacional”, disse Campos Neto.

Esta terceira edição do Lift Lab teve 67 inscrições e 4 projetos do exterior. Desses projetos, o Lift selecionou 25 para a fase de desenvolvimento, com recorde de entregas com 21 projetos que chegaram até o final.

Em três anos, o Lift Lab acelerou “mais de 50 projetos inovadores e muitos se tonaram produtos do sistema financeiro”, completou.

O presidente do BC voltou a reafirmar que o Lift faz parte do processo de modernização pelo qual o sistema financeiro brasileiro está passando. Esse processo inclui o sistema de pagamentos instantâneo, Pix, que começou a funcionar em 2020, e o open banking, que começou a operar, em sua primeira fase, neste ano.

Mas Campos Neto também já disse que a modernização deve caminhar para a emissão de moedas digitais do BC, talvez já em 2022. A princípio, será uma moeda para câmbio, em especial para uso por turistas.

1 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>