Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Japão, onde dinheiro em papel é muito usado, começa teste com CBDC

O Banco do Japão começou, hoje (2), os testes para uma moeda digital de banco central (CBDC). O teste vai durar por um ano, até março de 2022.

Nesta primeira fase, a de prova de conceito (PoC), o banco vai verificar a viabilidade técnica das funções centrais que uma CBDC precisa ter. A instituição vai realizar um teste de ambiente para o sistema.

Além disso, realizará experimentos com base em funções como uso da CBDC como instrumento de pagamentos, o que inclui emissão e distribuição.

O Brasil também estuda uma CBDC para o país. O Banco Central informou ao Blocknews que “os estudos estão em andamento e levarão em consideração a experiência internacional e as especificidades do contexto brasileiro”.

Segundo o BC, o grupo vai apresentar suas conclusões à diretoria do BC. E esse, por sua vez, vai direcionar os próximos passos.

Japão atrás em pagamento digital

Curiosamente, dado seu estágio de desenvolvimento, inclusive em tecnologia, o Japão ainda é um país onde é alto o uso de dinheiro em papel e moeda.

Assim, a CBDC tem como desafio adicional para o país, que é o de não apenas criar a CBDC mas aumentar o uso de pagamentos digitais entre a população.

O que pode ajudar nesse processo é que as novas gerações são mais abertas aos pagamentos digitais. Além disso, o país tem usado uma série de ações como cashback para incentivar a transição para o uso de digital.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>