O Banco do Japão começou, hoje (2), os testes para uma moeda digital de banco central (CBDC). O teste vai durar por um ano, até março de 2022.
Nesta primeira fase, a de prova de conceito (PoC), o banco vai verificar a viabilidade técnica das funções centrais que uma CBDC precisa ter. A instituição vai realizar um teste de ambiente para o sistema.
Além disso, realizará experimentos com base em funções como uso da CBDC como instrumento de pagamentos, o que inclui emissão e distribuição.
O Brasil também estuda uma CBDC para o país. O Banco Central informou ao Blocknews que “os estudos estão em andamento e levarão em consideração a experiência internacional e as especificidades do contexto brasileiro”.
Segundo o BC, o grupo vai apresentar suas conclusões à diretoria do BC. E esse, por sua vez, vai direcionar os próximos passos.
Japão atrás em pagamento digital
Curiosamente, dado seu estágio de desenvolvimento, inclusive em tecnologia, o Japão ainda é um país onde é alto o uso de dinheiro em papel e moeda.
Assim, a CBDC tem como desafio adicional para o país, que é o de não apenas criar a CBDC mas aumentar o uso de pagamentos digitais entre a população.
O que pode ajudar nesse processo é que as novas gerações são mais abertas aos pagamentos digitais. Além disso, o país tem usado uma série de ações como cashback para incentivar a transição para o uso de digital.