Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Investtools usará rede do bitcoin na GOV Token, rede para combater corrupção

GOV Token vai usar Lightening Network, segunda camada da bitcoin. Imagem: Gerd Altmann, Pixabay.

A fintech Investtools confirmou, hoje (18), que a GOV Token, blockchain para rastrear gastos públicos, está em desenvolvimento e com base na rede bitcoin. “É a primeira do Brasil”, afirma a startup. O produto mínimo viável (PMV) deve estar pronto até o fim do ano.

O que o GOV Token faz é acompanhar a liberação de recursos públicos. Assim, permite a imutabilidade dos dados, que haja auditoria e acesso a informação pelos cidadãos. E com isso, combater a corrupção.

Para isso, emite tokens atrelados ao valor do real, mas sem fins comerciais ou de especulação. Esses tokens contém valores, origens e destinos dos recursos, garantindo que o dinheiro chegue no lugar certo. Há troca e verificação dos tokens entre as partes. E depois registro na rede.

Em janeiro passado, o projeto da GOV Tech recebeu R$ 1,5 milhão de agências de fomento. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e a Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro (AgeRio) são as financiadoras do projeto.

De acordo com David Gibbin, CEO da Investtools, o uso de bitcoin no GOV Token se deve à credibilidade de segurança na rede. Mas, como a
escalabilidade da rede é baixa, o o projeto usa a Lightning
Network, segunda camada da rede bitcoin.

GOV Tech usa Lightning Network

Ao invés de usar a Lightening Network para carteiras digitais ou terminais de pagamentos, a Investtools usa para comunicação entre as instituições. Com isso, quer dar mais velocidade ao registro de dados e agilizar as transações.

“Funciona como um canal de comunicação das transações entre os membros da rede GOV Token e a blockchain do bitcoin. Nela, é possível fazer transferências de forma instantânea, que em seguida são registradas na blockchain do bitcoin”, afirma Marco Jardim, diretor de Tecnologia Blockchain da Investtools.

O registro pode entrar em uma transação na Lightning Network, se for preciso confirmação instantânea, ou na blockchain do bitcoin, se não houver problema em esperar pela mineração do próximo bloco.

O GOV Tokens é um projeto da Blockchain Studio, unidade de negócios da Investtools para essa tecnologia. A startup está no Instituto Gênesis, da Pontíficia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro.

A empresa é sócia da Grana Capital, que tem um aplicativo de cálculo e gestão de Imposto de Renda para investidores na Bolsa. E foi selecionada para o Hupp!, primeiro hub de inovação e tecnologia para previdência privada, e para o ScaleUp do Sebrae.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>