O Instituto Nacional para a Transformação da Índia (NITI Aayog), um think tank do governo que desenvolve políticas de desenvolvimento, divulgou a primeira parte de um estudo para que se estabeleça uma estratégia de uso de blockchain pelo país. O NITI Aayog chama a estratégia de Blockchain: The India Strategy –Towards Enabling Ease of Business, Ease of Living and Ease of Governance.
Essa primeira parte é focada na aplicação da tecnologia para problemas de negócios e de governança, como registro de imóveis e vacinação, dois dos pilotos feitos pelo instituto. A segunda parte será divulgada em algumas semanas e trará recomendações de implantação de um sistema blockchain.
Dentre as recomendações estão a de se criar a IndiaChain, uma infraestrutura national para soluções blockchain, transformar o país num hub de pesquisa e desenvolvimento e treinar profissionais para atuarem nessa área.
O documento é resultado de dois anos de estudos, consultas e de análises de pilotos desenvolvidos pelo instituto. O relatório deve ser “uma leitura prévia essencial para se implementar um sistema blockchain na Índia e para ajudar a guiar um pensamento mais amplo sobre a área”, diz o NITI Aayog.