Grupo de Tokenização do Banco Central faz webinar com CVM

BC criou grupo interdisciplinar. Imagem: Shubham Dhage, Unsplash.

O Banco Central (BC) vai realizar, nesta quinta-feira (1), o primeiro Webinar do Grupo de Trabalho Interdepartamental “GTI Tokenização”. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) vai participar. O grupo foi anunciado em dezembro passado para estudar e fazer recomendações sobre custódia, negociação e liquidação de ativos financeiros tecnologias de registro distribuído (DLT). O webinar será das 15h30 às 17h00 e haverá transmissão ao vivo pelo Youtube do Banco Central.

O GTI começou a atuar oficialmente em 1 de janeiro deste ano, com tem duração prevista de 180 dias. A resolução que o criou estabeleceu a possibilidade de estender esse prazo por mais 180 dias, porém só uma vez. E ano final, o GTI precisa mostrar suas conclusões.

Quem organiza o webinar é a federação nacional dos servidores do BC e que organiza os programas de inovação financeira, a Fenasbac. As ações previstas no GTI, de acordo com a resolução 273, são:

  • Comparação entre a experiência brasileira e o cenário internacional;
  • Análise de resultados das iniciativas Sandbox e LIFT Challenge do Real Digital do Banco Central do Brasil;
  • Abertura de fórum de debates sobre economia digital com outros reguladores e participantes do mercado;
  • Mapeamento das atividades de escrituração, registro, depósito, custódia, negociação e liquidação, considerando-se agentes e serviços envolvidos;
  • Estudo do impacto do uso das tecnologias DLT/blockchainsobre serviços e estrutura de mercado;
  • Levantamento de ganhos de eficiência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional (SFN), bem como dos riscos financeiros, operacionais, reputacional e de negócio;
  • Avaliação do grau de segurança cibernética de presentes soluções de tokenização; e
  • Diagnóstico do arcabouço legal e eventual proposição de ajustes regulatórios.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *