Projeto de dólar digital vai realizar cinco pilotos com financiamento da Accenture

Dólar digital: Accenture vai financiar primeira fase dos projetos.

O Digital Dollar Project (DDP) vai lançar pelo menos cinco pilotos, nos próximos 12 meses, para testar um potencial dólar digital de banco central dos Estados Unidos (EUA). O DDP é uma parceria da Accenture com a Digital Dollar Foundation, que estuda o assunto.

Os três primeiros testes serão anunciados dentro dos próximos 60 dias. Os pilotos estarão abertos a participantes do mercado e governo que tenham interesse no projeto.

O governo dos EUA está estudando o tema, mas diz que uma vez que se tata de algo complexo, não tem pressa. No entanto, há informações de que o avanço da China no seu projeto de moeda digital de banco central (CBDC) levou Washington a acelerar esses estudos.

Isso porque uma CBDC chinesa poderá, em alguns anos, ganhar muito mais espaço no câmbio internacional. Esse câmbio é amplamente dominado pelos EUA.

Porém, estima-se que o iuan digital poderia subir muito no ranking e se tornar a terceira principal moeda até 2030, depois do euro. Assim, deixaria para trás, por exemplo, a libra esterlina. O Reino Unido, por sua, também anunciou recentemente que vai estudar a sua “britcoin”.

A DDP começou a operar em 2020, quando esquentaram as discussões sobre CBDC por conta do iuan digital e da Libra, agora Diem, anunciada pelo Facebook com outros parceiros.

Seu co-fundador é J. Christopher Giancarlo, ex-presidente da U.S. Commodity Futures Trading Commission (CFTC). A CFTC é a reguladora do mercado norte-americano de contratos futuros e opções.

“Os EUA não precisam ser os primeiros a terem uma CBDC. Mas, precisam ser o líder em estabelecer padrões para o dinheiro digital do futuro. É por isso que nossos pilotos são críticos”, afirmou Giancarlo num comunicado.

De acordo com o comunicado, a Accenture vai financiar a primeira fase de dos projetos. Nessa fase, a DDP vai analisar e identificar questões técnicas e funcionais. Além disso, vai explorar os benefícios e desafios e testar aplicações no varejo e no atacado.

“As CBDCs vão ter um papel implorante em como vamos modernizar nossos sistemas financeiros”, afirmou David Treat, diretor-geral da Accenture e líder global da área de blockchain da empresa.

Compartilhe agora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *