Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

China lança piloto de app de carteira para yuan digital

Aplicativo de teste da carteira do yuan digital aconteceu em Shanghai.

A China lançou versões piloto de seu aplicativo para celular da carteira para o yuan digital. Essa é a moeda digital de banco central (CBDC) do país, que das grandes economias, é uma das que está mais à frente nesse assunto. O aplicativo e-CNY (versão piloto) está disponível nas lojas chinesas do Android e Apples em Shanghai, de acordo com a Reuters.

De acordo com a agência de notícias, ao acessar o aplicativo, há a mensagem de que se trata de um piloto em fase de pesquisa e desenvolvimento. No entanto, está disponível apenas para um grupo limitado de usuários. Além disso, esses usuários acessam por meio de instituições que estão fornecendo serviços para a carteira do yuan digital.

Em julho passado, os testes com o yuan digital tinham atingido US$ 5,3 bilhões (cerca de R$ 30 bilhões) em 70,7 milhões de transações. As operações envolveram 20,8 milhões de indivíduos que abriram carteiras digitais para a moeda.

No Brasil, a fase de testes do real digital deve começar por volta do final de março. Por isso, o Banco Central criou o Lift Challenge Real Digital, para testes com a nova versão da moeda brasileira. O programa será com a Federação Nacional dos Servidores do BC (Fenasbac), que já gerencia o Lift, laboratório de desenvolvimento de soluções financeiras inovadoras. As informações já estão no site do programa.

Assim, o início das inscrições das propostas de projetos de instituições financeiras para participarem do teste vai da próxima segunda-feira (10) até 11 de fevereiro.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>