A China começou a distribuir, hoje (às 18h do dia 12 na China), 50 mil dos chamados envelopes vermelhos, que são digitais e com 200 iuans em cada um – num total de 10 milhões de iuans. É um teste aberto da moeda digital do banco central, que já fez outros testes em ambientes fechados.
Os envelopes poderão ser usado em 3.389 comerciantes que concluírem a transformação do sistema RMB digital até o dia 18 de outubro, no distrito de Luohu.
No total, a previsão é de o país emitirá 10 milhões de envelopes vermelhos para testes abertos.
Com isso, a China, que levou a uma corrida de outros países para avaliarem a emissão de moedas digitais de bancos centrais (CBDC), continua como o que deverá ser o primeiro a fazer esse lançamento no grupo das maiores economias do mundo.
Acesso por app e conta
A distribuição está sendo feita a quem se inscreveu desde a última sexta-feira (9). Segundo o governo, 1,9 milhão de pessoas se inscreveram e a escolha foi por uma espécie de loteria.
Quem for escolhido receberá uma mensagem, deverá instalar o aplicativo “RMB Digital” e abrir conta em um dos quatro bancos parceiros da iniciativa, segundo o Finance Sina. O acesso ao dinheiro será por uma carteira digital.
No total, a previsão é de que serão emitidos 10 milhões de envelopes vermelhos.
De acordo com a imprensa chinesa, já houve pilotos em ambientes fechados, em Shenzhen, Suzhou, Xiongan, Chengdu e no local onde serão os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, que acontecerá em Pequim e na província de Heibei.
A China começou a distribuir, ontem (12), 50 mil dos chamados envelopes vermelhos, que são digitais e com 200 iuans em cada um – num total de 10 milhões de iuans. É um teste aberto da moeda digital do banco central, que já fez outros testes em ambientes fechados.