Claudia Mancini
é jornalista e cientista política, especializada em negócios, blockchain e economia digital

Banco Mundial nega apoio a El Salvador para implementar bitcoin

Banco Mundial diz que falta transparência em projeto de bitcoin. Imagem: Pixabay

O Banco Mundial informou nesta quarta-feira (16) que não poderá dar suporte a El Salvador em seu projeto de implementar bitcoin como moeda legald. Os motivos são falta de transparência no projeto e questões ambientais relacionadas à moeda.

“Temos o compromisso de ajudar El Salvador de várias formas, incluindo transparência de moeda e processos regulatórios”, disse o banco à agência Reuters. “O governo nos procurou buscando assistência com bitcoin, mas isso é algo que o Banco Mundial não poder ajudar devido a questões ambientais e de falta de transparência.”

O ministro das Finanças de El Salvador, Alejandro Zelaya, pediu assistência técnica ao banco. O país também negocia um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para reequilibrar as contas do país, que estão em mal estado. O FMI disse que estava preocupado com a decisão de El Salvador de adotar bitcoin. Zelaya disse, no entanto, que as negociações vão bem.

A posição do FMI sobre o plano de tornar bitcoin moeda legal em El Salvador alarmou os investidores internacionais. O país precisa de dinheiro para fechar suas contas até 2023. Com isso, os prêmios que passaram a pedir pelos títulos do país subiram.

A aprovação de bitcoin como moeda legal aconteceu a toque de caixa. Foram apenas 4 dias entre o sábado em que o presidente de El Salvador anunciou a intenção de tornar bitcoin legal e a aprovação pelo Congresso, onde tem super maioria.

A falta de planejamento, de estudos técnicos, de consultas a órgãos internacionais e ao mercado pode fazer esse projeto, até agora único no mundo, ser mal sucedido. O que não ajudaria em nada na imagem e maior adoção de bitcoin.

0 Comentários

Deixe um comentário

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>